Reação química entre cloro e matéria orgânica causa cheiro característico na água, mas fenômeno é natural e não traz riscos à saúde
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) esclarece que a água distribuída aos lares saltenses está dentro dos padrões de potabilidade exigidos pela Portaria 888/2021 do Ministério da Saúde e que toda água que chega às residências passa antes por um rigoroso acompanhamento de sua qualidade feito por laboratório interno, da própria autarquia, e externo.
De ontem (19) para hoje nos chegaram relatos, através dos nossos canais oficiais de atendimento e por meio das redes sociais, da presença de um forte odor na água, a maioria vinda de bairros abastecidos pela ETA Bela Vista. Assim, alguns esclarecimentos a respeito desse fenômeno, que é químico, precisam ser feitos:
1 – Com o retorno de chuvas mais fortes depois de um período de estiagem, como ocorreu no final de semana com o registro de 25,5 milímetros de precipitação pluviométrica, acontece o desprendimento de matéria orgânica do fundo dos ribeirões, acumulada durante o tempo seco; essa matéria orgânica revolvida é arrastada para o área de captação e acaba chegando à ETA;
2 – Com a aplicação de cloro durante o tratamento de desinfecção da água, uma reação química entre o cloro e essa matéria orgânica em excesso produz na água um cheiro característico, mas que, desde que controlado, é inofensivo à saúde. Esse fenômeno, que é natural, cessará conforme a matéria orgânica diluir ao longo das próximas horas.
3 – O SAAE redobrou o monitoramento da água e diante de qualquer indício de risco à saúde pública, paralisaria imediatamente a distribuição.
4 – Reiteramos: a água tratada e distribuída pelo SAAE continua dentro dos padrões de potabilidade exigidos pela lei de acordo com o monitoramento e os diversos testes que são feitos em sequência pelos nossos técnicos – mais de 200 análises diárias, 7 mil por mês.
Para encerrar, reforçamos o nosso compromisso com a qualidade e a segurança da água distribuída em nossa cidade, bem como o cuidado e responsabilidade com o bem-estar da população.
Estância Turística de Salto, 20 de outubro de 2025