Saae de Salto disponibilizará caminhões-pipa para abastecimento dos bairros

Saae de Salto disponibilizará caminhões-pipa para abastecimento dos bairrosA ação terá início no Jd. União e Jd. São João e deve se estender aos demais bairros

O Saae de Salto disponibilizará caminhões-pipa para os bairros afetados pelo desligamento da ETA João Jabour, após a inundação do local, devido à cheia do Rio Buru, na madrugada de sábado para o domingo.

A ação terá início nos bairros Jardim União e São João que receberão o abastecimento pelos caminhões-pipa, na tarde desta segunda-feira (22). A medida deve se estender aos demais bairros gradativamente até que o funcionamento da Estação de Captação e Tratamento de Água do João Jabour seja normalizado.

A distribuição de água por meio dos caminhões-pipa será realizada na rua Vaticano, no Jardim União e na rua Vesúvio (próximo a cancha de bocha), no Jardim São João.

Em reunião realizada pela manhã, o Prefeito de Salto, Geraldo Garcia, junto ao gabinete de crise, avaliou as ações realizadas desde o incidente e pontuou as próximas medidas. Além dos reparos e recuperação dos equipamentos danificados e o abastecimento dos bairros mais afetados.

Um mutirão com 22 pessoas realizou a limpeza do local, assim que o nível da água se estabilizou. Alguns equipamentos foram separados para análise se era possível recuperá-los ou não.

Agora pela manhã, a equipe tem feito a manutenção e aguarda a secagem desses equipamentos para realizar os testes iniciais. Dentre os equipamentos, o Saae informou que uma bomba que leva a água da ETA até os reservatórios está danificada. Por isso, após os testes será possível avaliar o dano, e caso o equipamento não funcione adequadamente, um novo será adquirido pela Autarquia, o mais breve possível. Este equipamento custa em torno de R$ 12 mil.

Informações adicionais

Devido à forte chuva na noite do último sábado (20), que atingiu a cidade de Indaiatuba, a Estação de Tratamento do Rio Buru, localizada no bairro João Jabour, em Salto, foi inundada e ficou submersa. A ETA foi inundada por 1,20 m de água sendo que 20 cm eram de lodo oriundos do Rio, e que se acumulou no local.

Até o momento, estima-se que o prejuízo com a inundação seja de R$ 250 mil.

O Saae informa que até a tarde desta segunda-feira (22), será possível ter uma avaliação concreta, após os testes iniciais realizados pela equipe.

Por conta do incidente, os bairros da região Noroeste da cidade (Nova Era, São Judas, Vila Norma, São João, Condomínios e adjacências), foram atingidos com a interrupção no abastecimento d´água.

O SAAE reforça o pedido para que a população continue economizando água.