Nota Oficial – SAAE esclarece sobre excesso de cloro na água

SAAE de Salto
SAAE tem controle rígido da qualidade da água servida à população

 

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Salto (SAAE) informa que está realizando por meio dos seus meios de comunicação, esclarecimentos sobre ocorrências sobre alterações físicas na água tratada e distribuída pela Autarquia.

Com relação aos acontecimentos do último sábado (30) com diversas reclamações de excesso de cloro na água, o SAAE de Salto esclarece que:

Através da Divisão de Tratamento de Água esclarece que foi detectado, na última sexta-feira, 30 de maio, um súbito aumento de matéria orgânica na água captada no Ribeirão Piraí.

Tal fato exigiu imediata ação das equipes da ETA Bela Vista envolvidas no tratamento, a fim de neutralizar este excedente de matéria orgânica e eliminar o risco de contaminação da água captada.

De imediato foi necessária, emergencialmente, a adoção de uma quantidade superior de cloro no tratamento, garantindo o abastecimento em condições normais, o que ocasionou, então, variação na cor e no odor percebidos pela população.

A CETESB foi acionada, colheu amostras para analisar e possivelmente identificar a origem de tal acontecimento. Da mesma forma, o SAAE percorreu o Ribeirão Piraí a montante de seu ponto de captação, não identificando nada suspeito que pode ter causado tal anomalia.

Diante deste quadro, o SAAE aguarda os resultados da CETESB e de laboratório creditado, contratado pela Autarquia, para elaboração de um plano de combate, caso isso venha a se repetir.

O SAAE reforça que as intercorrências devem ser comunicadas a Autarquia através do 4602-6370, para que as equipes técnicas possam realizar o devido monitoramento da situação.

O SAAE de Salto reafirma que a água fornecida à população segue rigorosos testes de qualidade e atende todos os padrões de potabilidade do Ministério da Saúde.

Acompanhe o SAAE no facebook. Clique aqui.