Plano de ação deve recuperar capacidade de abastecimento de reservatórios da cidadeAtento aos reflexos ocasionados pelo alto consumo e distribuição de água nos últimos dias, o Saae de Salto preparou um plano de ação com o objetivo de recuperar de forma efetiva a capacidade de abastecimento dos reservatórios da cidade.

Para garantir a recuperação total da capacidade dos reservatórios será preciso fechar a distribuição de água nos seguintes reservatórios: Jardim Santa Cruz, Jardim Cidade (Siemens), Residencial Santa Marta, Jd. Icaraí e Jd. Panorama, das 22h às 12h – nesta segunda-feira (17); e das 22h às 6h de terça até a quinta-feira (20). Caminhões-pipa serão enviados nos locais de maior demanda.

A medida, segundo o Superintendente do Saae é para garantir a recuperação total dos reservatórios e necessária uma vez que os reservatórios não estão conseguindo se manter abastecidos durante o dia. “Este plano de ação é necessário, e será realizado no período de menor consumo, pois é a maneira mais eficiente para recuperar a capacidade total dos reservatórios. Com a parada de bombeamento durante a madrugada, os níveis dos reservatórios são recuperados e o abastecimento liberado assim que a capacidade estiver no nível normalizado”, destacou.

Dentre os bairros que serão afetados estão: Bairro da Estação, Nossa Senhora do Monte Serrat (Cecap), Jardim Cidade I, II, III e IV, Jardim Eldorado, Jardim Itaguaçu, Jardim Marília I, II e III, Jardim Santa Marta I, II e III, Residencial Rondon, Residencial Santo Stéfano, Núcleo Allert; Jardim Monte Paschoal, Jd Santa Cruz I, II, III, Jardim Santa Efigênia, Res. Serra dos Ipês, Res. Salto Ville, Jardim Guarujá, Jardim Panorama, Res. Nair Maria, Vilas d’ Icaraí, Jardim Icaraí, Loteamento Sol d’Icaraí, Residencial Fabbri, Residencial Lagos d’Icaraí e Terras de Monte Serrat.

É importante destacar que, após a liberação do bombeamento, a água leva algumas horas para atingir a rede de distribuição por completo, especialmente nas regiões mais altas.

Somente no último final de semana, foi registrado um consumo médio de 6,5 milhões de litros em Salto por dia. Por isso, o Saae reforça a importância do uso consciente da água. “É importante que a população use a água de maneira consciente, evitando o desperdício”, disse o Superintendente.

Além disso, o Centro de Controle de Operações (CCO) monitora 24h o nível dos reservatórios em toda cidade. “Sempre que há uma baixa nos reservatórios, avaliamos as ações necessárias para minimizar os efeitos que a falta d’agua gera na população”, disse o Superintendente.

Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (17), foram discutidos os impactos da interrupção no abastecimento durante o final de semana, dias de maior consumo de água. De acordo com o Superintendente do Saae, a medida se fez necessária para evitar o desabastecimento total dos reservatórios. “Durante todo o fim de semana avaliamos as não-conformidades nos processos e propor procedimentos que minimizem os possíveis impactos dessas ações”, avaliou.