NÃO LIGUE A ÁGUA DA CHUVA NO ESGOTO

Ligar a água da chuva à rede de esgoto é um erro que muitas pessoas ainda cometem, infelizmente. Os transtornos são vários, mas o mais grave é que a água pluvial sobrecarrega a tubulação de esgoto – que não foi projetada para suportar tanto volume! – e pode causar o entupimento ou a ruptura da tubulação, com o retorno de sujeira e dejetos na casa e nas ruas.

A maneira correta de direcionar a água da chuva é a instalação de ralos e calhas ou até mesmo fazer a sua captação em cisternas, para que essa água possa ser usada depois na lavagem de calçadas e carros, rega de jardins e hortas e na descarga do vaso sanitário, sem nenhum problema.

Os bueiros e as bocas de lobo foram projetados especialmente para receber e escoar essa água, que segue então pelas galerias até chegar aos rios e lagos – um sistema que faz com que a água da chuva seja literalmente devolvida à natureza. Para que isso aconteça bem, a tubulação que conduz a água da chuva tem um diâmetro no mínimo duas vezes maior que a de esgoto.

Além de poder provocar mau-cheiro, risco de doenças infecciosas e a invasão de insetos, a ligação da rede pluvial à rede de esgoto traz outra dor de cabeça ao infrator responsável pela gambiarra: uma multa de R$ 2.507,96. Isso porque, pelos prejuízos ambientais e sanitários que traz, essa é uma infração de alta gravidade segundo a Resolução 336 da ARES-PCJ: “Lançamento de águas pluviais nas instalações ou coletores prediais de esgotos sanitários”.