ABASTECIMENTO DE ÁGUA DA REGIÃO NOROESTE É RETOMADO COM DISPERSÃO DA ESPUMA E ANÁLISES DENTRO DOS PARÂMETROS

O tratamento e distribuição de água foram normalizados na ETA João Jabour na tarde desta quarta-feira (4), por volta das 15h40, depois de todas as operações terem sido suspensas durante a madrugada. A paralisação foi feita por precaução após o aparecimento, na barragem de captação, de uma espuma branca, típica de excesso de matéria orgânica na água.

Com a diluição da espuma pelo rio e as análises atestando que a água está dentro dos parâmetros legais, a ETA restabeleceu o tratamento e a distribuição para os reservatórios.
O abastecimento da região noroeste já foi liberado com a abertura dos seis reservatórios que distribuem água para 29 bairros. É preciso lembrar, no entanto, que a água leva um tempo para alcançar toda a rede; dependendo da localização do imóvel, a água demora mais ou menos tempo para retornar efetivamente às torneiras.

Desde o início da manhã de hoje, vários testes em sequência foram realizados nos laboratórios do SAAE, inclusive com a remessa de amostra de água do Buru para análise no laboratório da ETA Bela Vista. Simultaneamente, uma equipe de fiscalização do SAAE fez uma varredura em todas as estações elevatórias de esgoto da região, verificando que nenhuma delas apresentava vazamento.

TESTES DE QUALIDADE – Nessas análises da água são medidos o seu pH e turbidez, a presença ou não de cloramina e nitrogênio amoniacal, a concentração de hidroclorito e cloro, dentre outros parâmetros estabelecidos pela Portaria 888/2021 do Ministério da Saúde que dispõe sobre os procedimentos de controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e o seu padrão de potabilidade.

As checagens e testes são feitos na água bruta e em cada etapa do processo de tratamento: floculação, decantação, filtração e na saída da galeria para os reservatórios, onde também são avaliadas.