CAIXA DE GORDURA: FUNÇÃO E IMPORTÂNCIA NO SANEAMENTO

A função da caixa de inspeção – ou caixa de gordura, como é também conhecida – é reter os resíduos e principalmente o óleo que acaba descendo pelo ralo da pia da cozinha, impedindo que ele chegue à rede de esgoto e cause, com o acúmulo, o entupimento da tubulação. Ela protege a rede ao coletar essas partículas de óleo que, mesmo sem querer, acaba sendo despejadas na pia.

Por sua importância no saneamento, o ideal é que a caixa de inspeção seja limpa a cada 6 meses ou, no mínimo, uma vez por ano. Esse cuidado é fundamental para evitar transtornos como o entupimento do equipamento e o refluxo do esgoto dentro da residência, com o todo o mau cheiro e a proliferação de insetos que ele ocasiona. Isso sem falar dos prejuízos ao meio ambiente, com o risco de o óleo que extravasou vir a poluir rios e outras fontes de água.

Um sinal de que talvez esteja na hora de realizar a limpeza da caixa de inspeção é se a água da louça estiver demorando muito para descer pelo ralo. É simples: toda a gordura e resíduos devem ser removidos do interior do equipamento, que depois precisa ser higienizado e fechado novamente.

Algumas receitas caseiras ajudam na dissolução da gordura que ficou acumulada no encanamento e na caixa de inspeção, assim como produtos químicos feitos para esse fim. Independentemente da fórmula escolhida, o mais importante é que a limpeza seja bem feita, e com a regularidade indicada