A Prefeitura da Estância Turística de Salto, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), concluiu na última quinta-feira (29) a instalação e aterramento da tubulação de entrada e saída do novo reservatório de água de Salto, no Jardim Donalísio. O equipamento foi inaugurado oficialmente nesta sexta (1º) pelo prefeito Laerte Sonsin Jr e pelo superintendente da autarquia, Gilmar Souza dos Santos.
Com o término da parte funcional da obra, os devidos testes de estanqueidade e estruturais e a entrada em operação da caixa nesta quinta (29), Salto amplia o seu sistema de abastecimento de água e a segurança hídrica para cerca de 2 mil famílias (cerca de 10 mil pessoas) dos bairros Porto Seguro, Independência I e II, Santa Lúcia, Condomínio Esplanada, Santa Lúcia e região.
“Essa é mais uma obra que fortalece a distribuição de água da nossa cidade e que se soma aos outros seis reservatórios, além da ETA Pedra Branca, que serão construídos. Juntas, essas obras representam o maior investimento em captação, tratamento e distribuição de água já feito na nossa cidade”, disse o prefeito Laerte Sonsin Junior.
A ligação do Reservatório Donalísio à rede de água mobilizou, ao longo da última semana, as equipes de vários departamentos da autarquia, sobretudo o Operacional e o Técnico.
Com a instalação de um registro, um T hidráulico e um redutor de diâmetro na Rua Lírio, esquina com a Rua 9 de Julho, foi feita a derivação da adutora de água para o suprimento da caixa através de aproximadamente 40 metros de encanamento.
“Gostaria de agradecer imensamente ao empenho e dedicação de todos do SAAE, Operacional, Técnica e das nossas equipes que se desdobraram, trabalhando muitas vezes além do horário para entregar no prazo prometido esse importante reservatório para a nossa cidade. Dizer também que já estamos providenciando a segurança do reservatório e dos arredores dele com cercamento, instalação de concertina e equipamentos de vigilância”, disse o superintendente da autarquia, Gilmar Souza dos Santos.
O Reservatório Donalísio tem aproximadamente 24 metros de altura e está dividido em duas células: a de baixo poderá armazenar e distribuir até 700 mil litros de água e a superior, 300 mil. Essa divisão foi feita para que a água no compartimento de cima adquira mais força por gravidade e seja direcionada àqueles locais dessa região que apresentam dificuldades antigas de pressurização.
As válvulas, conexões e demais mecanismos do reservatório serão operáveis à distância, remotamente, e o SAAE instalará ainda cinco registros de manobra nos bairros, setorizando a rede para o direcionamento eficaz da água através dela.
Construída com recursos destinados pela Prefeitura de Salto, o novo equipamento beneficia ainda toda a região central da cidade, indiretamente, uma vez que o Reservatório Bela Vista deixará de abastecer os bairros que agora passam a receber água do Reservatório Donalísio.