Equipamento recebeu nova impermeabilização e reparo em fissuras
Foi concluída nesta semana a reforma do decantador 3 da ETA Bela Vista, a maior estação de tratamento de água de Salto.
Ao longo de pouco mais de um mês, o equipamento recebeu diversas melhorias como o conserto de pequenas trincas em sua estrutura, novas demãos de impermeabilizantes, a abertura de quatro furos de 400 milímetros de diâmetro entre o floculador e o decantador, o que vai aumentar a vazão de água entre essas etapas de tratamento, e, por fim, o alinhamento das calhas e colmeias.
Além desses serviços, também um duto foi instalado entre o decantador 2 e o 3, integrando os módulos da ETA, o que permitirá uma maior versatilidade no manejo da água entre os filtros e ainda um impacto menor na vazão de tratamento mesmo quando um dos decantadores for paralisado para lavagem.
O objetivo principal da reforma é a preservação da ETA Bela Vista, evitando o agravamento de avarias. A perspectiva é que a reforma mantenha o decantador em um bom estado de funcionamento por 5 a 7 anos, com vistorias preventivas sendo feitas periodicamente.
A obra foi executada por duas empresas contratadas após licitação e também pela equipe de manutenções do SAAE, em algumas intervenções menores.
A decantação é a etapa de separação das partículas sólidas e impurezas da água, onde os flocos formados descem até o fundo do tanque, cuja capacidade é de 1 milhão de litros.