O SAAE informa que decidiu interromper na madrugada desta quarta-feira (4), por volta das 2 horas, a captação e tratamento na ETA João Jabour. O motivo da suspensão preventiva das operações foi o aparecimento de uma quantidade elevada de espuma na altura da barragem, indício de um excesso de matéria orgânica no leito do manancial.
Amostras sequenciais de água estão sendo coletadas e passando por análise no laboratório da ETA neste momento. Enquanto não houver a certeza de que elas estão se mantendo dentro dos parâmetros seguros de potabilidade, a ETA seguirá parada – ainda não há, portanto, uma previsão para o restabelecimento do sistema e retorno da distribuição de água aos reservatórios. Simultaneamente aos testes na água, o SAAE iniciou a investigação da origem dessa matéria orgânica.
Com a paralisação da ETA, toda a região noroeste terá o seu abastecimento de água afetado na manhã e tarde de hoje. Os bairros são: Zuleika Jabour, Vila Martins, Residencial Piccolino, Santa Rita, Picollo Paese, João Jabour, Jardim União, Morada São Luis, Haras São Luis, Jardim Taquaral, Jardim São João, Bom Retiro I e II, Jardim Alvorada, Jardim Nova Era, Edifício Granit, EdIfício Saut, Residencial Mountonneé, Lageado, Nova Era, Santa Edwiges, São Gabriel I e II, São Judas, parte da Vila Norma, Buru, Terras de Santa Izabel, Jardim América, Jardim Eucaliptos e Portal dos Bandeirantes.
O SAAE está trabalhando para o retorno rápido do abastecimento e se coloca à disposição pelo telefone 0800 7796 300 para emergências e esclarecimentos de dúvidas.