O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), através do superintendente Gilmar Souza dos Santos, participou na manhã desta segunda-feira (10) de uma audiência pública para prestação semestral de contas à Câmara de Vereadores da Estância Turística de Salto.
Dezenas de servidores da autarquia acompanharam e participaram da sessão, na qual foram apresentadas informações como as obras de saneamento em andamento e previstas, a atuação dos caminhões-pipa no suporte emergencial aos moradores, as despesas e situação fiscal do SAAE e números de atendimentos à população nos últimos meses.
Também foram esclarecidos temas como a situação das reservas de água dos ribeirões Buru e Piraí para uso em períodos de estiagem, a troca de hidrômetros na região noroeste e a tratabilidade do Rio Jundiaí.
RETOMADA DO TRATAMENTO DE ESGOTO – Atendendo ao Requerimento n° 087/2024, de autoria do vereador Cícero Granjeiro Landim, o superintendente respondeu aos questionamentos de maneira enfática, convencendo aos presentes através de documentos e decisões judiciais sucessivas – em todas as instâncias – a legitimidade do retorno do serviço de esgoto à autarquia após o fim do contrato entre a antiga concessionária e o munícipio.
Gilmar negou veementemente que haja a intenção de privatizar novamente qualquer atividade-fim do SAAE, mas que alguns serviços como a leitura mensal de hidrômetros, por exemplo, podem sim exigir a contratação de uma empresa terceira especializada.
Ele comemorou a retomada do tratamento de esgoto após 28 anos e destacou a oportunidade, agora, de mais recursos para investimentos em obras para melhorar os sistemas de água e esgoto da nossa cidade.
TV WEB – As audiências de prestação de contas e de resposta ao requerimento foram transmitidas aos vivo pela TV Web da Câmara e estão disponíveis na íntegra nos seguintes links – https://fb.watch/sD380z1ks1/, https://fb.watch/sD1ZKxGmhH/ e https://www.camarasalto.sp.gov.br/tvweb/