SAAE acelera medidas para melhorar captação e enfrentar estiagem

saae de Salto
SAAE atua para otimizar armazenamento e coleta de água na barragem do Piraí

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Salto tem acelerado uma série de medidas nos mananciais onde capta a água para atender a população, como melhorar as barragens para captar, otimizar os equipamentos e as redes que trazem água dos mesmos até os pontos de tratamento. As ações visam ampliar a capacidade do SAAE para enfrentar a estiagem que já se reflete no nível dos mananciais e pode impactar o atendimento.
O Ribeirão Piraí atende 81% da cidade e no local o SAAE tem feito a manutenção do vertedouro da barragem para eliminar as infiltrações antigas. A ação vem sendo feita em conjunto com a Secretaria de Obras para poder melhor reter a água gruta na represa.
O SAAE planeja ainda em breve uma ação de desassoreamento da represa com uso de equipamentos. O baixo nível da água impede o uso do sistema de dragagem.
No Ribeirão Buru, na ETA do Jardim João Jabour, onde Salto capta 15% da água usada na cidade, o SAAE fez o desassoreamento nas duas margens do rio, aumentando a capacidade de retenção de água bruta. Além disso, foi iniciada a recuperação da área verde, com plantio de grama nas margens, visando diminuir o assoreamento no Ribeirão.
Em conjunto com a Secretaria do Meio Ambiente o SAAE iniciou a recuperação de nascentes e a fiscalização de APP (Área de Preservação Permanente), com as imagens áreas feitas por drone, com apoio da Guarda Civil Municipal.
O SAAE informa que no Ribeirão Ingá Mirim, da Fazenda Conceição, onde se capta 4% da água que atende Salto, foi iniciado o reparo na rede que traz a água para Salto, em um ponto de difícil acesso, em um brejo. Outros pontos da rede estão sendo reparados para que seja possível enviar a água pela rede que tem mais de 90 anos.
O SAAE fez um orçamento e chegou ao valor de R$ 9 milhões para conseguir trocar 5km da rede que traz água da Fazenda Conceição para Salto. “Temos estudos que mostram que a rede é a mais antiga de Salto e não permite instalarmos bombas na captação, podendo ocasionar ainda mais vazamentos e, até mesmo, o estouro na rede. Desta maneira continuaremos reparando os vazamentos existentes e buscando novas soluções”, afirma Ernivam Balieiro, superintendente.
O SAAE informa que desde o início de maio não tem sido possível captar água na Fazenda Conceição. Com a diminuição do nível do Ribeirão Pirai, optou-se por abrir a comporta da barragem da Conceição para que a água siga o curso normal e chegue ao Ribeirão Piraí, melhorando o volume de água na represa.
Siga o SAAE nas redes sociais. Clique aqui.