SAAE APRESENTA PLANO DE RODÍZIO PARA A REGIÃO NOROESTE

Chuvas de abril estão muito abaixo da média 

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) comunicou ontem, em coletiva de imprensa, que a região noroeste do município poderá em breve vir a ser abastecida por turnos, em esquema de rodízio. A medida é necessária devido à estiagem, que tem refletido atualmente em níveis muito baixos no Ribeirão Buru, de onde a ETA João Jabour capta água. As chuvas deste ano não têm se mostrado suficiente e Salto não possui ainda uma represa, o que possibilitaria a reservação de água bruta para épocas de pouca precipitação pluviométrica.

Em alguns momentos, como na foto, a água do Buru sequer consegue ultrapassar a barragem para entrar na ETA

 

Para enfrentar esse cenário de escassez a autarquia apresentou um Plano de Rodízio, Contingência e Racionamento, em que os bairros da região noroeste foram divididos em três blocos: A (Santa Rita, Haras São Luis, João Jabour, Piccolo Paese, Jardim União, Residencial Piccolino, Moradas São Luis, Vila dos Eucaliptos, Vila Martins, Jardim Taquaral, Zuleika Jabour e São João, excetuando neste as ruas Antônio Andrietta, José de Oliveira Gilardi e Padre Bartolomeu Tadei); B (Vila Norma, Bom Retiro II, Jardim Alvorada, Jardim Nova Era – Edfício Saut, Edifício Saut e Residencial Mountonné -, Santa Edwirges, São Gabriel I e II, São Judas e São João (somente as ruas Antônio Andrietta, José de Oliveira Gilardi e Padre Bartolomeu Tadei); e C (Buru, Santa Izabel e Portal dos Bandeirantes).

CRONOGRAMA DE ABASTECIMENTO – Os bairros do bloco A e B entrarão, de acordo com o Plano, num sistema 24×24: 24 horas com água, 24 horas sem. O bloco A receberá água na noite dos dias ímpares, com a abertura às 20 horas e o fechamento no mesmo horário do dia seguinte. Já os bairros do bloco B receberão água na noite dos dias pares do mês, com a abertura sendo feita também às 20 horas e o fechamento às 20 horas do dia seguinte. Os três bairros do bloco C, por sua vez, entrarão num sistema 12×12 – receberão água todos os dias, mas das 20 horas até as 8 horas da manhã. O cronograma, com a opção de pesquisa por bairro, está disponível em www.saaesalto.org/rodizio.
REPRESSURIZAÇÃO DA REDE – É importante ressaltar ainda a possibilidade de que a água não chegue imediatamente às torneiras das casas logo após o horário anunciado de reabertura – a rede leva um tempo para se repressurizar e esse intervalo de tempo, entre a reabertura e a chegada da água, varia também conforme a localização da residência, se num ponto alto ou baixo do bairro.
O SAAE pede, portanto, que a água armazenada na caixa d’água durante o período de abastecimento seja usada com o máximo de racionalidade e economia possíveis pelos munícipes. As equipes de fiscalização da autarquia estarão nas ruas e multas serão aplicadas em caso de flagrante de desperdício.
Emergências e casos excepcionais devem ser informados à autarquia pelo telefone  0800 7796 300.