SAAE INICIA PERFURAÇÃO DE POÇO PROFUNDO NA REGIÃO NOROESTE

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) iniciou nesta semana a perfuração do primeiro poço profundo na região noroeste de Salto. A expectativa é que esse poço pioneiro consiga fornecer até 15 mil litros por hora e, caso a qualidade da água também se mostre satisfatória, haverá a perfuração de outros cinco poços na região, para os quais o SAAE já obteve inclusive outorga.

“O poço piloto irá justamente nos dar essas informações: a perspectiva de vazão, qualidade e capacidade de abastecimento”, explica Kely Carolina Soares, coordenadora do Departamento de Engenharia Técnica do SAAE.

A meta da autarquia é fazer uma captação de 25 a 30 litros por segundo com os seis poços operando no rendimento projetado, o que significaria um acréscimo de 35% à quantidade atual de água bruta disponível para a região, abastecida pelo Ribeirão Buru.

ESTUDO – O local exato da perfuração desse poço foi escolhido após um estudo hidrogeológico contratado pelo SAAE em 2021. Empenhado em buscar soluções para o problema antigo de falta d’água que afeta Salto, sobretudo nos períodos de estiagem, o SAAE contratou esse estudo que abrangeu uma área de 16 km² e recomendou o ponto em que hoje está sendo perfurado o poço piloto por uma empresa contratada pela autarquia como o mais promissor para a extração de água.