Obra visa a preservação da estrutura da estação, a maior de Salto, e mais versatilidade no manejo da água durante o tratamento
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Salto iniciou na última quarta-feira (18) uma reforma no decantador de número três da ETA Bela Vista, que recebe a água bruta do Piraí, trata e a distribui para cerca de 85% dos imóveis da cidade.
O decantador, que cheio pode chegar a até 1 milhão de litros, receberá um reparo de trincas e, após a remoção por lixamento das antigas, novas camadas de impermeabilização, com uma manta específica de poliéster entre elas.
Também seis novas aberturas (furos) estão sendo feitos na passagem do floculador para ele, o que aumentará a vazão e eficiência do tratamento. Além dessas melhorias, será feita a integração dos módulos com a instalação de uma nova tubulação, interligando-os, o que permitirá uma maior versatilidade no manejo do fluxo de água entre os filtros.
O objetivo principal da reforma é a preservação da ETA Bela Vista, evitando avarias por desgastes naturais que poderiam eventualmente afetar a sua estrutura. Depois, com a interligação dos filtros, oferecer alternativas de manobras quando há a necessidade, por exemplo, de paralisação de um dos decantadores para lavagem.
A decantação é a etapa de separação das partículas sólidas e impurezas da água, onde os flocos formados sedimentam-se no fundo do tanque.
PRAZO DE CONCLUSÃO E DURABILIDADE – A obra está sendo executada por uma empresa contratada após licitação. A previsão é que todo o serviço seja concluído em 30 dias e, durante esse período, a equipe de manutenções do SAAE atuará também em pequenos ajustes nas calhas das colmeias e em outras partes menores do equipamento.
A estimativa é que a reforma mantenha o decantador em bom funcionamento por até 10 anos.