Elas avaliam, dentre outros aspectos, a presença de metais pesados, de microbióticos, o pH da água e sua turbidez
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) passa a tornar público a partir desde ontem, 13 de abril, as análises feitas na água que é distribuída no município. Os laudos ficarão disponíveis na página inicial do site da autarquia (www.saaesalto.sp.gov.br). Já podem ser acessados os relatórios referentes aos anos de 2018, 2019, 2020 e 2021 – basta clicar no botão Qualidade da Água, localizado no canto superior direito da página do SAAE.
Emitidos por laboratórios externos credenciados, esses laudos, separados por ano, trazem a extensa relação de parâmetros aferidos em amostragens colhidas nas estações de tratamento (ETA’s) Bela Vista, Nações (até o primeiro semestre de 2020) e João Jabour – ou seja, são análises da água logo após receber o tratamento.
Elas avaliam, dentre outros aspectos, a presença de metais pesados, de microbióticos (incluindo coliformes totais), de fitoplânctons (organismos aquáticos microscópicos), o pH da água e sua turbidez.
A divulgação das análises pelo SAAE tem o objetivo de tornar ainda mais transparente o processo de captação, tratamento e distribuição da água em Salto, um dos princípios da atual gestão. A partir de agora esses laudos serão publicados periodicamente, conforme a sua emissão.