Palestras no SAAE abordam o assédio, suas consequências e formas de denunciar

O SAAE, em parceria com a Casa do Servidor de Salto, realizou nesta semana palestras voltada ao enfrentamento do assédio moral e sexual no ambiente de trabalho. O intuito da iniciativa é prevenir e coibir práticas de assédio que possam vir a ocorrer na autarquia, como identificá-las e os vários de canais de denúncia disponíveis.
Assistentes sociais e psicólogos expuseram aos servidores, de maneira bastante objetiva e com exemplos cotidianos, o que se configura ou não assédio, marcado pela reincidência do comportamento abusivo.
Também falaram sobre os fatores de proteção contra essa perseguição e os efeitos extremamente nocivos que ela traz não só ao trabalhador que é vítima, como o adoecimento mental e a queda da assiduidade, mas a toda a empresa, que é igualmente afetada.
As palestras aconteceram nos dias 15, na base operacional do SAAE, e 16, na sede administrativa. Foram bastante proveitosas e contaram com uma participação expressiva de servidores, que receberam ao final da atividade uma cartilha de conscientização sobre o tema.
Um novo canal interno de denúncias além dos já existentes, da CIPAA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho e Assédio) e da Ouvidoria, entrou em funcionamento.