Intervenções visam fortalecer o esgotamento sanitário da cidade e evitar o despejo irregular, preservando os mananciais
O SAAE está executando uma série de obras, desobstruções e manutenções nas redes coletoras de esgoto na cidade de Salto.
No Jardim São João, às margens do Córrego Buruzinho, cerca de 175 metros de tubulação de concreto, deteriorada e entupida, está sendo substituída por canos corrugados, mais resistentes às erosões que são comuns no local.
O novo trecho de rede se estenderá até a Estação Elevatória de Esgoto (EEE) Buru, na Rua Vaticano, que recebe os dejetos de uma extensa região da cidade.
Também nesta semana, no bairro CECAP, um PV (poço de visita) de esgoto foi desentupido; de dentro dele foi retirado uma grande quantidade de lixo, plástico e estopas.
Na Vila Norma, em uma área verde próxima ao Residencial Mariana Maria, houve a desobstrução da rede com o caminhão hidrojato e reparo da rede de esgoto, além da reforma de um poço de visita e construção de outro, para futuras inspeções.
Na alça de acesso da SP-75 a Salto, um PV foi desentupido, próximo ao viaduto, e a rede que passa nos fundos de uma residência foi refeita por uma empresa terceirizada.
CÓRREGO DO AJUDANTE – Além dessas intervenções pontuais, desentupimentos da rede e poços de visita (PVs) e das manutenções frequentes nas elevatórias de esgoto, o SAAE está com verba autorizada pela FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) para estudo de melhorias do coletor-tronco, com cerca de 10 quilômetros de extensão, que passa às margens do Córrego do Ajudante.
O projeto visa a identificação dos principais pontos suscetíveis a vazamentos e uma readequação dessa rede.