RESERVATÓRIO DO NAÇÕES É FECHADO PARA MANUTENÇÃO NA REDE

O SAAE informa que o reservatório do Nações precisou ser fechado na tarde desta sexta-feira, 27, para um reparo na tubulação. O vazamento foi encontrado na Rua Floriano Peixoto, altura do n° 2267, e equipes do SAAE trabalham neste momento no conserto, que deve ser concluído até as 18 horas.
O fechamento do reservatório do Nações vai causar instabilidade e pode gerar desabastecimento nos bairros Olaria, Nações I e II, Jardim das Constelações, Jardim Planalto, Sontag, Residencial São Bento, Solar dos Pássaros, Condomínio Millioni, Costas das Areias, São Bento, Residencial São Bento e adjacências.
O SAAE recomenda aos moradores economia da água que ainda têm nas caixas e pede que emergências sejam informadas ao telefone 0800 7796 300.

ABASTECIMENTO DO BAIRRO BURU É INTERROMPIDO PARA RECUPERAÇÃO DE NÍVEL E VERIFICAÇÃO DE POSSÍVEL VAZAMENTO  

O SAAE informa que o abastecimento do bairro Buru  precisou ser paralisado na manhã desta sexta-feira (27), por volta das 8h10, para recuperação de nível do reservatório, que apresentou uma redução grande durante ao longo da noite de ontem e madrugada de hoje.

A previsão é que o reservatório seja reaberto até às 13 horas, quando equipes do SAAE vão fazer  uma varredura na região para encontrar o provável vazamento na rede que estaria causando essa diminuição bem mais rápida que o comum do nível da caixa.

O SAAE recomenda que os moradores façam economia e, em caso de emergências, entrem em contato  pelo telefone 0800 7796 300.

RESERVATÓRIO DO SANTA CRUZ É FECHADO NESTA TERÇA (24) PARA A INSTALAÇÃO DE MACROMEDIDOR

O SAAE informa que o reservatório de água do Santa Cruz foi fechado na manhã desta terça-feira (24), às 8h40 horas, para a instalação de um macromedidor na sua adutora de saída. A instalação do equipamento faz parte do Plano Diretor de Combate às Perdas de Água, cuja meta é a redução gradativa tanto das perdas físicas, por vazamentos, quanto das perdas aparentes, resultantes de ligações clandestinas ou inativas.

A previsão é que o serviço seja concluído até as 13 horas.  O fechamento do Santa Cruz vai causar instabilidade e interrupção no abastecimento dos bairros Jardim Soberano, Serra dos Ipês, Santa Ifigênia, Santa Cruz, Salto Ville, Marechal Rondon, Jardim Imperador, Arco-Íris e adjacências.

O SAAE recomenda aos moradores que façam reserva e economia de água. O telefone para emergências é 0800 7796 300.

ABASTECIMENTO DO BURU E SANTA IZABEL É INTERROMPIDO NESTA TERÇA (17) PARA REPARO NA REDE

O SAAE informa que o abastecimento dos bairros Buru e  Santa Izabel precisou ser paralisado na manhã desta terça-feira (17), por volta das 9 horas, para uma manutenção na rede. Um vazamento de água foi detectado pela equipe do SAAE na estrada do Buru (SLT-161), o que estava afetando desde a madrugada a chegada da água até os imóveis.

O reparo já foi iniciado e a previsão é ele seja concluído até as 13 horas de hoje. O abastecimento desses bairros deve ir se estabilizando ao longo da tarde, conforme a pressurização da rede e a localização do imóvel.

O SAAE recomenda que os moradores façam economia da água que ainda têm nas caixas. Emergências devem ser informadas pelo telefone 0800 7796 300.

RESERVATÓRIO DO CRISTO É FECHADO DURANTE MANUTENÇÃO CORRETIVA NA ETA JOÃO JABOUR

O SAAE informa que precisou fechar na manhã desta segunda-feira, 16 de janeiro, o reservatório do Cristo enquanto uma manutenção corretiva, com a substituição de um registro, é feita na ETA João Jabour. A interrupção no abastecimento foi realizada para evitar que o reservatório seque completamente, trazendo prejuízo aos equipamentos e bombas.

Os bairros afetados pela interrupção são o Residencial Piccolino, Santa Rita, Picollo Paese, Haras São Luis, João Jabour, Jardim União e adjacências.

A previsão é que o reservatório do Cristo seja reaberto por volta do meio-dia. Os outros reservatórios que abastecem a região noroeste não precisaram ser fechados.

 

ABASTECIMENTO DE ÁGUA DA REGIÃO NOROESTE É RETOMADO COM DISPERSÃO DA ESPUMA E ANÁLISES DENTRO DOS PARÂMETROS

O tratamento e distribuição de água foram normalizados na ETA João Jabour na tarde desta quarta-feira (4), por volta das 15h40, depois de todas as operações terem sido suspensas durante a madrugada. A paralisação foi feita por precaução após o aparecimento, na barragem de captação, de uma espuma branca, típica de excesso de matéria orgânica na água.

Com a diluição da espuma pelo rio e as análises atestando que a água está dentro dos parâmetros legais, a ETA restabeleceu o tratamento e a distribuição para os reservatórios.
O abastecimento da região noroeste já foi liberado com a abertura dos seis reservatórios que distribuem água para 29 bairros. É preciso lembrar, no entanto, que a água leva um tempo para alcançar toda a rede; dependendo da localização do imóvel, a água demora mais ou menos tempo para retornar efetivamente às torneiras.

Desde o início da manhã de hoje, vários testes em sequência foram realizados nos laboratórios do SAAE, inclusive com a remessa de amostra de água do Buru para análise no laboratório da ETA Bela Vista. Simultaneamente, uma equipe de fiscalização do SAAE fez uma varredura em todas as estações elevatórias de esgoto da região, verificando que nenhuma delas apresentava vazamento.

TESTES DE QUALIDADE – Nessas análises da água são medidos o seu pH e turbidez, a presença ou não de cloramina e nitrogênio amoniacal, a concentração de hidroclorito e cloro, dentre outros parâmetros estabelecidos pela Portaria 888/2021 do Ministério da Saúde que dispõe sobre os procedimentos de controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e o seu padrão de potabilidade.

As checagens e testes são feitos na água bruta e em cada etapa do processo de tratamento: floculação, decantação, filtração e na saída da galeria para os reservatórios, onde também são avaliadas.

ETA JOÃO JABOUR É PARALISADA PREVENTIVAMENTE APÓS APARECIMENTO DE ESPUMA NA BARRAGEM

O SAAE informa que decidiu interromper na madrugada desta quarta-feira (4), por volta das 2 horas, a captação e tratamento na ETA João Jabour. O motivo da suspensão preventiva das operações foi o aparecimento de uma quantidade elevada de espuma na altura da barragem, indício de um excesso de matéria orgânica no leito do manancial.

Amostras sequenciais de água estão sendo coletadas e passando por análise no laboratório da ETA neste momento. Enquanto não houver a certeza de que elas estão se mantendo dentro dos parâmetros seguros de potabilidade, a ETA seguirá parada – ainda não há, portanto, uma previsão para o restabelecimento do sistema e retorno da distribuição de água aos reservatórios. Simultaneamente aos testes na água, o SAAE iniciou a investigação da origem dessa matéria orgânica.

 

Com a paralisação da ETA, toda a região noroeste terá o seu abastecimento de água afetado na manhã e tarde de hoje. Os bairros são: Zuleika Jabour, Vila Martins, Residencial Piccolino, Santa Rita, Picollo Paese, João Jabour, Jardim União, Morada São Luis, Haras São Luis, Jardim Taquaral, Jardim São João, Bom Retiro I e II, Jardim Alvorada, Jardim Nova Era, Edifício Granit, EdIfício Saut, Residencial Mountonneé, Lageado, Nova Era, Santa Edwiges, São Gabriel I e II, São Judas, parte da Vila Norma, Buru, Terras de Santa Izabel, Jardim América, Jardim Eucaliptos e Portal dos Bandeirantes.

O SAAE está trabalhando para o retorno rápido do abastecimento e se coloca à disposição pelo telefone 0800 7796 300 para emergências e esclarecimentos de dúvidas.

BURU, ZULEIKA JABOUR E BANDEIRANTES SÃO FECHADOS PARA MANUTENÇÃO NA REDE

O SAAE informa que o abastecimento dos bairros Buru, Santa Izabel, Portal dos Bandeirantes e dos condomínios Haras São Luís e Zuleika Jabour foi interrompido na tarde desta terça-feira, por volta das 16h40, para uma manutenção na rede.

A previsão é que a distribuição seja reaberta às 20h30.

Emergências devem ser informadas ao telefone 0800 7796 300.

RESERVATÓRIO DO HOSPITAL É FECHADO PARA RECUPERAÇÃO DE NÍVEL NESTA TERÇA (3)

O SAAE informa que o reservatório do Hospital foi fechado na tarde desta terça (3), por volta das 16h30, para recuperar o seu nível de água.

A previsão é que a parada dure até a 1h30 da manhã de quarta (4).

Os bairros afetados são: Jardim Elizabeth, Jardim Celani I, II e III, Distrito Industrial, Mirante dos Ipês, Central Parque, Reserva Central Parque, parte da Vila Norma e adjacências.

Emergências devem ser informadas ao telefone 0800 7796 300.

RESERVATÓRIO DO NOVA ERA É FECHADO PARA INTERLIGAÇÃO NA REDE; ABASTECIMENTO DA REGIÃO NOROESTE ESTÁ SE ESTABILIZANDO APÓS INUNDAÇÕES

O SAAE informa que o reservatório do Nova Era foi fechado na tarde desta terça-feira (3), por volta das 12h20, para uma interligação que está sendo feita na rede. A previsão é que o serviço seja concluído até as 16h30, quando o reservatório será então reaberto. A rede leva um tempo para se pressurizar depois do término da obra, por isso deve ocorrer instabilidade e interrupção no abastecimento de alguns bairros atendidos pelo Nova Era. São eles: Lageado, Bom Retiro I e II, Jardim Alvorada, São Judas Tadeu, São Gabriel I e II, Jardim São João, Santa Edwirges, Residencial Mountonné, Edifício Saut e Edifício Granit (Jardim Nova Era), parte da Vila Norma e adjacências.

ESTABILIZAÇÃO DO ABASTECIMENTO DA REGIÃO NOROESTE – Depois do prejuízo trazido pelas seguidas inundações da ETA João Jabour na manhã da última quinta e madrugada de sábado (31), a ETA retomou a sua vazão nominal e está funcionando plenamente, mas o sistema de distribuição de água ainda não se estabilizou por completo.

Paradas de algumas horas para recuperação dos reservatórios estão sendo feitas pelas equipes do SAAE para que eles possam recuperar os seus níveis, uma vez que a demanda reprimida nos dias sem água, que sempre leva a um consumo maior, está fazendo agora com que os reservatórios sequem mais rapidamente, o que é natural. A expectativa é que o sistema de abastecimento da região noroeste se equalize por completo até amanhã ou quinta, quando essas paradas deixarão de ser necessárias.

RESERVATÓRIO DO HOSPITAL É FECHADO PARA RECUPERAÇÃO

O SAAE informa que o reservatório do Hospital teve que ser fechado na tarde desta segunda-feira (2), por volta das 15h10, para recuperar o seu nível de água. A interrupção visa preservar as bombas e equipamentos, que podem sofrer danos quando o reservatório se esvazia demais – o Hospital chegou a apenas 5% da sua capacidade.

A parada vai durar até as 2 horas da manhã de terça (3) e afetará a distribuição de água aos bairros Jardim Elizabeth, Jardim Celani I, II e III, Distrito Industrial, Mirante dos Ipês, Central Parque, Reserva Central Parque, parte da Vila Norma e adjacências.

Emergências devem ser informadas ao telefone 0800 7796 300.

RESERVATÓRIO DO HOSPITAL É FECHADO PARA RECUPERAÇÃO DE NÍVEL

O SAAE informa que o reservatório do Hospital foi fechado mais cedo, cerca de 21 horas, para recuperação de nível de água.

A previsão é que a reabertura seja feita às 4 horas da madrugada da segunda (2).  A interrupção afetará durante a tarde o abastecimento dos bairros Jardim Elizabeth, Jardim Celani I, II e III, Distrito Industrial, Mirante dos Ipês, Central Parque, Reserva Central Parque, parte da Vila Norma e adjacências.

Emergências devem ser informadas ao telefone 0800 7796 300.

#SAAESalto #CRHospital #água #interrupção

 

RESERVATÓRIOS DO CRISTO E DO NOVA ERA SERÃO REABERTOS À MEIA-NOITE DESTE DOMINGO (1)

O SAAE informa que precisou fechar no final da tarde deste domingo, 1 de janeiro, o reservatório do Cristo e, no início da noite, o reservatório do Nova Era para recuperação dos seus níveis de água. O consumo se mostrou bem alto nas últimas horas, o que é natural depois do longo período sem abastecimento dessas regiões devido às inundações que pararam a ETA João Jabour nesta semana.

Os bairros afetados pela interrupção são: Residencial Piccolino, Santa Rita, Picollo Paese, João Jabour, Jardim União, Morada São Luis, Haras São Luis, Jardim São João, Bom Retiro I e II, Jardim Alvorada, Jardim Nova Era, Edifício Granit, EdIfício Saut, Residencial Moutonneé, Lageado, Nova Era, Santa Edwiges, São Gabriel, São Gabriel II, São Judas, Vila Norma, Terra de Santa Isabel e Eucaliptos.

O SAAE recomenda aos moradores desses locais economia no uso da água que ainda têm nas caixas. Emergências devem ser informadas ao telefone 0800 7796 300.

RESERVATÓRIO DO SANTA CRUZ É FECHADO PARA REPARO NA REDE

O SAAE comunica que o reservatório do bairro Santa Cruz teve que ser fechado na manhã deste sábado (31) para o reparo de um vazamento na Rua Cásper Libero.

A previsão inicial é que o serviço seja concluído até as 14 horas, mas os servidores da autarquia ainda estão fazendo uma avaliação da rede. A interrupção vai afetar o abastecimento dos bairros Jardim Soberano, Serra dos Ipês, Santa Ifigênia, Santa Cruz, Salto Ville, Marechal Rondon, Imperador e Arco-Íris.

Aqueles que não possuem caixa d’água em casa vão sentir os efeitos da interrupção imediatamente.
O SAAE recomenda que os moradores dessa região economizem e, em caso de emergências, liguem para a autarquia. O telefone é 0800 7796 300.

#CRSantaCruz #abastecimento #consumoconsciente #economizeagua

NOVO ALAGAMENTO CAUSA INTERRUPÇÃO DAS OPERAÇÕES DA ETA JOÃO JABOUR

No final da noite de ontem, 30, quando o abastecimento da maior parte da região noroeste já havia sido retomado, técnicos do SAAE na ETA João Jabour notaram um aumento significativo do nível do Ribeirão Buru.

A equipe de manutenção foi acionada, e por volta das 3h da manhã de hoje foi necessário parar a ETA, interromper novamente o abastecimento e remover os equipamentos por motivo de segurança, pois a água do Ribeirão estava invadindo a estação de tratamento.

Por volta das 5h30 da manhã, o Buru voltou a baixar e imediatamente foi iniciada a limpeza e reinstalação dos equipamentos.

Equipes do SAAE estão atuando neste momento para restabelecer o mais rápido possível as operações da ETA após esse novo alagamento, o segundo em quatro dias, e retomar o abastecimento dos bairros.

RESERVATÓRIO DO HOSPITAL FICARÁ FECHADO DAS 13 ÀS 18 HORAS NESTE SÁBADO (31)

O SAAE informa que o reservatório do Hospital ficará fechado preventivamente das 13 às 18 horas neste sábado, 31 de dezembro, para recuperaçãode nível e preservar o abastecimento da parte noturna.

A interrupção afetará durante a tarde o abastecimento dos bairros Jardim Elizabeth, Jardim Celani I, II e III, Distrito Industrial, Mirante dos Ipês, Central Parque, Reserva Central Parque, parte da Vila Norma e adjacências.

Emergências devem ser informadas ao telefone 0800 7796 300.

#SAAESalto #CRHospital #água #interrupção

RESERVATÓRIO DO HOSPITAL PRECISA SER FECHADO NESTA SEXTA (30)

O SAAE informa que o reservatório do Hospital teve que ser fechado n! noite desta sexta, 30 de dezembro, para recuperar seu nível de água. A medida visa preservar as bombas e equipamentos, que podem sofrer danos quando o reservatório se esvazia demais.

A interrupção vai durar até as 3 horas da manhã deste sábado (31) e afetará o abastecimento dos bairros Jardim Elizabeth, Jardim Celani I, II e III, Distrito Industrial, Mirante dos Ipês, Central Parque, Reserva Central Parque, parte da Vila Norma e adjacências.

Emergências devem ser informadas ao telefone 0800 7796 300.

ETA JJ: RESERVATÓRIOS DA REGIÃO NOROESTE ESTÃO RECUPERANDO NÍVEIS PARA RETORNO DA DISTRIBUIÇÃO 

A Estação de Tratamento de Água (ETA) João Jabour voltou a tratar e distribuir água para os reservatórios que abastecem a região noroeste de Salto à 1 hora e 47 minutos da madrugada desta sexta-feira (30), levando água a algumas localidades.

No final da manhã, no entanto, antes que toda a região fosse reabastecida, uma ineficiência foi percebida nas bombas dosadoras de produtos químicos, consequência ainda da exposição dos equipamentos à água, o que fez com que a ETA João Jabour precisasse ser parada novamente por algumas horas. Esses produtos são responsáveis pelos processos de coagulação e alcalinização, essenciais no processo de tratamento. O SAAE adquiriu e instalou uma bomba dosadora substituta e uma empresa terceirizada fez a manutenção da outra.

A ETA João Jabour voltou a operar normalmente no final da tarde de hoje, com seus quatro módulos de decantação, floculação e filtragem e também com a retrolavagem. Os reservatórios que abastecem a região noroeste estão neste momento sendo abastecidos para que depois seja feita a distribuição aos imóveis.

O abastecimento dos bairros vai se restabelecer gradativamente ao longo da noite e madrugada. A água vai demorar mais ou menos tempo pra voltar efetivamente às torneiras dos imóveis de acordo com a sua localização – se em um ponto alto do bairro ou no final da rede – e do tempo de pressurização da rede de distribuição em cada trecho.

O SAAE pede que os moradores façam reserva de água que chegar em suas caixas e a usem com prudência, apenas nas atividades realmente essenciais, pois a vazão de água da ETA ainda está reduzida devido aos problemas enfrentados. Emergências devem ser informadas ao telefone 0800 7796 300.

MOBILIZAÇÃO – Dezenas de servidores do SAAE montaram uma verdadeira força-tarefa durante todo o dia de ontem, noite e madrugada de hoje no trabalho de limpeza e reparo da estação.

Houve a remoção de centenas de quilos de lama e detritos, como galhos de árvore, trazidos pela enchente; a parte mais complexa do serviço, no entanto, foi a desmontagem e recuperação dos equipamentos avariados pela água, entre eles as bombas de captação e as dosadoras.

A galeria em que a água tratada fica armazenada antes de seguir para os reservatórios foi completamente esvaziada e passou por uma higienização; manutenções e reparos também foram feitos nas cabines elétricas e nos painéis de acionamento atingidos.

O SAAE agradece o empenho e dedicação dos seus servidores para o restabelecimento rápido da ETA diante da complexidade e tamanho dos danos causados pela inundação, nunca vista nesse volume.

Agradece também o apoio da Guarda Civil Municipal, da Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL) e da Prefeitura de Salto através da Secretaria de Meio Ambiente, de Obras, de Ação Social e Cidadania e de Esportes, pelo apoio e trabalho conjunto em diferentes momentos da operação.

LIMPEZA E MANUTENÇÃO DA ETA JOÃO JABOUR PROSSEGUEM DURANTE ESTA QUINTA-FEIRA (29)

A redução durante a madrugada do nível de água que invadiu a ETA João Jabour permitiu que uma força-tarefa do SAAE iniciasse hoje o serviço de retirada da lama, desinfecção e conserto dos equipamentos que foram danificados pela enchente, que alcançou 1 metro e 80 centímetros de altura.
Painéis de energia, bombas, tanques, aparelhos eletromecânicos e todos os espaços da ETA estão passando por reparos e limpeza. Ainda não é possível, neste momento, informar uma previsão de quando a distribuição de água para a região noroeste será restabelecida.

 

É fundamental que a população faça economia da água que ainda tem disponível em suas caixas. O SAAE está trabalhando para o restabelecer o mais rápido possível o fornecimento e pede que emergências sejam informadas à autarquia pelo telefone 0800 776 300.

Os trabalhos de manutenção e limpeza estão sendo acompanhados e recebendo apoio da Guarda Civil Municipal, da Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL) e da Prefeitura de Salto através da Secretaria de Meio Ambiente, Ação Social e de Esportes.

SITUAÇÃO DA ETA JOÃO JABOUR PERMANECE CRÍTICA APÓS ENCHENTE

A inundação que tomou conta da ETA João Jabour após o transbordamento do Ribeirão Buru nesta quarta-feira (28) cessou pouco desde o início da tarde, como é possível ver nesta imagem aérea. O volume de água que invadiu o prédio do SAAE foi tão grande que entrou pelas janelas dos banheiros da estação, que são mais altas, e por pouco não encobriu as portas.

A redução do nível de água, com a parada da chuva, tem sido lenta ainda. Equipes do SAAE monitoram à distância a situação e aguardam, agora, que o rio baixe para poder entrar em segurança na ETA e então avaliar os estragos causados por essa enchente – alguns equipamentos, motores e painéis com componentes eletrônicos acabaram encobertos pela água. Também é importante que não chova em grande volume durante esta noite e a madrugada de quinta (29).

O abastecimento da região noroeste de Salto continua interrompido, e só será possível estipular uma previsão de retorno do tratamento e distribuição de água após uma avaliação dos danos e o conserto ou substituição das máquinas e aparelhos avariados.

O SAAE está com os seus canais de comunicação abertos para atendimento. O telefone é 0800 7796 300 e (11) 9 9984-3028 (WhatsApp).

A prioridade para fornecimento emergencial de água será a mesma que consta no Plano de Rodízio, Racionamento e Contingenciamento, que prevê que “em períodos de interrupções mais longas ou falta de água generalizada”, a ordem de abastecimento será, na sequência, para 1) hospitais; 2) centros de saúde municipais; 3) situações de pessoas acamadas e portadoras de necessidades especiais; 4) escolas e creches; e então 5) bairros.

#regiãonoroeste #abastecimento #água #SAAESalto

BURU SOBE, ALAGA ETA JOÃO JABOUR E OPERAÇÕES SÃO PARALISADAS

As chuvas intensas que atingiram Salto e região nas últimas horas causaram a inundação da ETA João Jabour, que fica às margens do Ribeirão Buru, na manhã desta quarta-feira (28). Com a subida repentina do nível da água, os servidores da autarquia desligaram e fizeram rapidamente a remoção dos equipamentos mais sensíveis antes que as águas invadissem a casa de máquinas e outras dependências da ETA – o que ocorreu pouco depois, às 11 horas.

Com a paralisação completa da estação de tratamento, também o fornecimento de água para a região noroeste, correspondente a cerca de 15% do município de Salto, precisou ser interrompido.

Não há previsão do restabelecimento do sistema e da distribuição, uma vez que é necessário esperar que a água baixe por completo, fazer a limpeza, avaliar possíveis avarias fazer a checagem e teste de todos os equipamentos e bombas.

Os bairros afetados são: Zuleika Jabour, Vila Martins, Residencial Piccolino, Santa Rita, Picollo Paese, João Jabour, Jardim União, Morada São Luis, Haras São Luis, Jardim Taquaral, Jardim São João, Bom Retiro II, Jardim Alvorada, Jardim Nova Era, Edifício Granit, EdIfício Saut, Residencial Mountonneé, Lageado, Nova Era, Santa Edwiges, São Gabriel, São Gabriel II, São Judas, Vila Norma, Buru, Terra de Santa Isabel, Jardim América, Eucaliptos e Portal dos Bandeirantes.
O SAAE recomenda aos moradores desses locais economia no uso da água que ainda têm nas caixas. Emergências devem ser informadas ao telefone 0800 7796 300.

DISTRIBUIÇÃO A PARTIR DO RESERVATÓRIO DO HOSPITAL SERÁ INTERROMPIDA EM DOIS PERÍODOS NOS DIAS 24 e 25/12

O SAAE informa que o reservatório do Hospital será fechado em dois momentos nesta véspera e dia de Natal. Devido ao alto consumo, que cresce muito em feriados e datas festivas, e ainda mais com o calor que tem feito, o reservatório apresenta baixos níveis de água, e a autarquia vai precisar fazer contigenciamentos para garantir o abastecimento das casas.

As interrupções vão ser feitas das 13 às 18 horas deste sábado (24) e da 1 às 5 da manhã do dia 25. Os bairros afetados são: Jardim Elizabeth, Jardim Celani I, II e III, Distrito Industrial, Mirante dos Ipês, Central Parque, Reserva Central Parque, parte da Vila Norma e adjacências.

Emergências devem ser informadas ao telefone de plantão do SAAE – 0800 7796 300.

RESERVATÓRIO DO HOSPITAL É FECHADO PARA RECUPERAÇÃO DE NÍVEL

O SAAE comunica que o reservatório do Hospital precisou ser fechado novamente por volta das 16h30 desta sexta-feira, 23 de dezembro, pois estava com apenas 8% da sua capacidade.

A parada para recuperação de nível vai se estender até 3 horas da manhã deste sábado (24) e afetará o abastecimento dos bairros Jardim Elizabeth, Jardim Celani I, II e III, Distrito Industrial, Mirante dos Ipês, Central Parque, Reserva Central Parque, parte da Vila Norma e adjacências.

Emergências devem ser informadas ao telefone 0800 7796 300.

RESERVATÓRIO DO HOSPITAL É FECHADO NESTA QUINTA (22) PARA RECUPERAÇÃO DE NÍVEL

O SAAE informa que o reservatório do Hospial precisou ser fechado agora há pouco, no final da tarde desta quinta, 22 de dezembro, para recuperar seu nível. O reservatório estava com apenas 11% da sua capacidade total.

A interrupção vai durar até 2 horas da manhã desta sexta (23) e afetará o abastecimento dos bairros Jardim Elizabeth, Jardim Celani I, II e III, Distrito Industrial, Mirante dos Ipês, Central Parque, Reserva Central Parque, parte da Vila Norma e adjacências.

O SAAE recomenda que os moradores dessa região façam uso prudente da água que ainda têm em suas caixas e que em caso de emergências, liguem para o nosso telefone de plantão: 0800 7796 300.

RESERVATÓRIO DO HOSPITAL É FECHADO PARA RECUPERAÇÃO DE NÍVEL NESTA SEXTA (16)

O SAAE informa que o reservatório do Hospial precisou ser fechado agora há pouco, no início da noite desta sexta, 16 de dezembro, para que possa recuperar nível de água. A caixa estava com apenas 9% da sua capacidade total, insuficiente para distribuição; além disso, os equipamentos correm risco de sofrer danos quando operam com um nível tão baixo de água.

A interrupção vai durar até 3 horas da manhã do sábado (17) e afetará o abastecimento dos bairros Jardim Elizabeth, Jardim Celani I, II e III, Distrito Industrial, Mirante dos Ipês, Central Parque, Reserva Central Parque, parte da Vila Norma e adjacências.

O SAAE recomenda que os moradores dessa região façam uso prudente da água que ainda têm em suas caixas e em caso de emergências, liguem para o nosso telefone de plantão: 0800 7796 300.

ROMPIMENTO DA REDE NO JARDIM DONALÍSIO INTERROMPE ABASTECIMENTO DA REGIÃO

O SAAE informa que o reservatório elevado do Bela Vista precisou ser fechado emergencialmente na manhã desta segunda-feira, 12, para uma manutenção na rede de água. Um grande vazamento foi verificado na tubulação que passa pela Rua Paulo Malimpensa, no Jardim Donalísio, o que acabou provocando instabilidade e interrupção no abastecimento do bairro e região durante boa parte deste domingo.
Equipes do SAAE trabalham neste momento no conserto da rede, que se encontra abaixo de uma adutora de água pluvial, o que tem dificultado o reparo por causa do encharcamento da vala e risco de desbarrancamento. Não há ainda previsão para o término do conserto e normalização da distribuição devido a essas condições.
O fechamento do reservatório do Bela Vista vai causar oscilação e falta de água nos bairros Jardim Donalísio, principalmente, Bela Vista, Condomínio Esplanada, Industrial Jaraguá, Bandeirantes, Jardim Europa, Jardim Independência I e II, Jardim Isaura Maria, Jardim Paraíso, Jardim Primavera, Porto Seguro, Santa Lúcia, Santo Antônio, Santo Inácio, Vila Flora, Henrique Qualino, Vila Progresso, Vila Roma e adjacências.
☎ O SAAE pede que emergências sejam informadas ao telefone 0800 7796 300.

SAAE TERMINA REFORMA DOS FILTROS DA ETA JOÃO JABOUR

O Serviço Autônomo de água e Esgoto (SAAE) de Salto concluiu na tarde desta quinta-feira, 8 de dezembro, a troca do último dos quatro filtros da ETA João Jabour. O sistema de filtragem foi inteiro reformado este ano para aumentar a vazão de água disponível para distribuição, uma vez que os equipamentos antigos apresentavam avarias e saturação pelo longo de tempo de uso, o que estava limitando a eficiência da ETA.

Os filtros são de blocos monolíticos de PEAD (polietileno de alta densidade), camadas filtrantes de areia, pedrisco e carvão ativado e placas retentoras de aço inox. Esse modelo traz ganhos de eficiência ao processo de filtragem e facilita também a retrolavagem, que é feita diariamente, com a injeção por pressão de água e ar, para que não se acumule detritos e lodo no leito filtrante.

MAIS OBRAS – Para o ano que vem estão previstas outras obras para melhorar o abastecimento da nossa região noroeste, entre elas a ampliação em 25% da estação de tratamento, com a construção de mais um módulo de decantação. Também já foi elaborado um projeto de construção da Barragem do Buru, nas proximidades da Fazenda São João – estudo da autarquia estima que a barragem pode represar 90.959 metros cúbicos (m³) de água bruta, o que seria uma reserva hídrica importante para a região, principalmente em períodos de estiagem.

CRONOGRAMA DE ABASTECIMENTO DA REGIÃO NOROESTE – 21 A 24 DE NOVEMBRO

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) atualiza nesta segunda-feira (21) o cronograma de rodízio da região noroeste de Salto, com abastecimento alternado entre os grupos A, B e C até que seja concluída a reforma dos filtros da ETA João Jabour. Os boletins são válidos até 24 de novembro.

A previsão é que a obra termine na segunda quinzena de dezembro. O terceiro filtro que está sendo trocado, de quatro no total, já recebeu pintura nova (foto) e o rejuntamento dos blocos, no fundo. Na quarta-feira serão colocadas as camadas de areia e carvão ativado.

– Não será aplicado qualquer contingenciamento de água às regiões atendidas pelo Ribeirão Piraí (ETA Bela Vista), exceto paradas pontuais para recuperação de níveis, como foi o caso dos reservatórios Hospital e Santa Cruz, ontem, e para reparos que eventualmente precisem ser feitos na rede.

O SAAE reitera que sempre que houver água suficiente e reservatórios com volumes sustentáveis, a distribuição aos grupos será feita a mais, além do horário estipulado neste cronograma. Destaca também que a água não retorna imediatamente após a reabertura dos reservatórios, e por isso a importância de economizar a água das caixas.

Os telefones para emergências e casos excepcionais são o 0800 7796 300 e o (11) 9 9984-3028 (WhatsApp).

ETA JOÃO JABOUR: TRATAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA SÃO RETOMADOS DURANTE A MADRUGADA DESTA QUARTA (16)

As operações da ETA João Jabour foram normalizadas durante a madrugada desta quarta-feira (16), por volta das 2h30, com a retomada do tratamento de água e posterior distribuição aos bairros da região noroeste. Todo o sistema havia sido paralisado após a constatação, no início da tarde de ontem (15), de que amostras de água estavam fora dos padrões normativos. Por segurança, todas as atividades da ETA foram preventivamente suspensas e os reservatórios fechados até que houvesse o retorno da água tratada aos parâmetros, que são monitorados pelos técnicos da autarquia em várias análises ao longo do dia.

Com o retorno das atividades da ETA, o abastecimento do grupo B, a partir dos reservatórios do Nova Era e da Vila Martins, foi reaberto às 5 horas. Pertencem ao grupo B do rodízio os bairros Jardim Nova Era, Santa Edwirges, São Gabriel I e II, São Judas, Jardim América, Vila Martins, Jardim Alvorada, Bom Retiro II, Edifício Granit, Residencial Mountonné, Edifício Saut e parte do bairro São João. Nesses locais a água já retornou ou deve retornar em breve, dependendo da localização do imóvel.

A distribuição de água aos bairros do grupo C, Buru e Santa Izabel, foi reaberta agora há pouco, às 8h40, após recuperação dos níveis dos reservatórios, assim como o reservatório do Portal dos Bandeirantes. O retorno da água às torneiras desses bairros acontecerá também nos próximos minutos e horas, gradativamente.

O SAAE lamenta os transtornos e reitera o seu compromisso com a saúde da população saltense.

Manobras serão feitas para que a distribuição aconteça da forma mais igualitária possível nas diversas localidades da região até que o sistema se estabilize por completo. Emergências devem ser informadas ao telefone 0800 7796 300 e (11) 9984-3028 (WhatsApp).

ETA JOÃO JABOUR É PARALISADA E RESERVATÓRIOS SÃO FECHADOS APÓS ALTERAÇÃO EM ANÁLISES DA ÁGUA

O SAAE informa que precisou interromper preventivamente na tarde desta terça-feira (15), por volta das 14 horas e 40 minutos, a captação de água na ETA João Jabour em razão de alterações nos testes de qualidade da água, realizados periodicamente pelos técnicos da autarquia.

Alguns indicadores ficaram fora do parâmetros recomendados e, diante disso, para preservação do tratamento e dos reservatórios, todo o sistema foi paralisado, por precaução. As equipes do SAAE estão trabalhando no monitoramento dessa alteração, cuja origem está sendo investigada.

Com a paralisação, todos os bairros abastecidos pela ETA João Jabour tiveram o seu abastecimento interrompido, incluindo aqueles que deveriam estar recebendo água de acordo com o cronograma de rodízio. Esses serão compensados tão logo seja retomada a captação e o tratamento, o que deve acontecer dentro de duas ou três horas.

O SAAE recomenda que os moradores economizem a água que ainda possuem reservada e, em caso de emergência, entrem em contato pelo telefone 0800 7796 300.

CRONOGRAMA DE ABASTECIMENTO DA REGIÃO NOROESTE – 9 A 12 DE NOVEMBRO

O SAAE divulga os horários de abastecimento dos bairros da região noroeste de Salto – grupos A, B e C.

Esse cronograma de rodízio é válido até o dia 12 de novembro e seguirá em vigência enquanto durar a troca de pelo menos mais um filtro da ETA João Jabour. O SAAE está trocando neste ano os quatros filtros da estação de tratamento, uma reforma que vai trazer mais eficiência ao processo e aumentar a vazão de água tratada para distribuir à população.

Na quinta-feira (3) foi concluída a reforma do segundo filtro. A empresa contratada para o serviço iniciou ontem o trabalho de remoção e desmontagem do terceiro .

Não será necessário aplicar o rodizio às regiões abastecidas pelo Ribeirão Piraí (ETA Bela Vista). Eventuais paradas podem ocorrer para a recuperação de níveis de um ou outro reservatório e para manutenções na rede, mas são casos pontuais.

O SAAE reitera que, dependendo da localização do imóvel, leva um tempo maior ou menor para que a água chegue às torneiras após a abertura dos reservatórios; também reafirma que havendo água suficiente, a distribuição aos bairros será feita a mais, além dos horários do cronograma.

Emergências e casos excepcionais devem ser informados ao telefone 0800 7796 300.

 

 

CRONOGRAMA DE ABASTECIMENTO DA REGIÃO NOROESTE – 5 A 8 DE NOVEMBRO

A reforma do segundo dos quatro filtros da ETA João Jabour foi concluída e ele já está em funcionamento. Durante a substituição, os dois filtros antigos que ainda precisam ser trocados tiveram uma sobrecarga para suprir a demanda, o que acelerou a sua deterioração.

Os dois outros antigos começarão a ser substituídos nessa semana, um de cada vez, e o SAAE opta por publicar os boletins para que a população tenha previsibilidade, já que as obras ainda estão afetando a vazão da ETA, assim como esse desgaste maior dos filtros velhos. Se houver água suficiente, porém, ela será distribuída além do horário estipulado no cronograma.

O SAAE reforça a necessidade de economia e de reservação de água. Emergências e casos excepcionais devem ser comunicados pelo telefone 0800 7796 300.

RESERVATÓRIO DO HOSPITAL É FECHADO PARA RECUPERAÇÃO DE NÍVEL NESTE SÁBADO (5)

O SAAE informa que o reservatório do Hospital precisou ser fechado neste sábado (5), por volta das 12h30, para que possa recuperar o seu nível de água, baixo devido ao alto consumo registrado na região nos últimos dias.

A interrupção vai durar até as 18 horas e afetará durante a tarde e parte da noite o abastecimento dos bairros Jardim Elizabeth, Jardim Celani I, II e III, Distrito Industrial, Mirante dos Ipês, Central Parque e Reserva Central Parque.

O SAAE recomenda que os moradores dessa região usem com prudência a água reservada em suas caixas uma vez que ela não retorna imediatamente às torneiras após a reabertura do reservatório – esse tempo varia de acordo com a localização do imóvel (se num ponto alto, baixo ou no final da rede) e a velocidade de pressurização da tubulação.

Emergências devem ser informadas ao telefone ☎️ 0800 7796 300.

SAAE RESOLVE PROBLEMA QUE ESTAVA CAUSANDO DESABASTECIMENTO NO NAIR MARIA

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) solucionou no início da madrugada da última quarta-feira (2), Dia de Finados, o problema que estava gerando desabastecimento generalizado na parte alta do bairro Nair Maria, em Salto. O problema foi percebido pelo grande número de reclamações de falta d’água registrado nos canais de atendimento da autarquia, 73 no total, desde o dia 26 de outubro, data em que a região deveria estar sendo abastecida segundo o cronograma de rodízio.

Servidores das equipes Operacional, de Manutenção e de Fiscalização do SAAE, em força-tarefa, empregaram durante uma semana diversos métodos para encontrar o ponto exato da rede que impedia a passagem da água, enquanto caminhões-pipa eram enviados para garantir o abastecimento básico dos moradores. Uma varredura minuciosa foi feita no bairro já a partir do início das queixas, com o uso de detector de metais e geofonamento, capaz de identificar vazamentos ocultos na tubulação, além de sondagens com escavação. Também foram feitos ajustes que aumentaram a potência das bombas e seguidos testes de pressão, de rua em rua.

Na final da tarde da última terça-feira (1), então, um trecho da rede construída como contrapartida por um empreendedor na Avenida Remigio Dalla Vecchia, há cerca de seis anos, foi identificado como o causador do transtorno. Uma interligação defeituosa, realizada de um jeito pouco convencional pela empresa contratada para o serviço, fazia com que a água tivesse dificuldade em passar por aquele ponto, formando uma espécie entroncamento, de bolsão de ar na rede.

O SAAE desmontou toda a ligação e instalou peças novas no local, da maneira correta, o que imediatamente fez com que a água chegasse, e continue chegando, com boa pressão às torneiras das casas. Durante a operação a autarquia aproveitou para fazer uma setorização parcial do bairro, com a colocação de novos registros e a descoberta de registros antigos, que estavam aterrados.

“Os chamados constantes da população, com o endereço completo em que a água não estava chegando, foram fundamentais diante da alta complexidade do problema, que é difícil de ser detectado devido à falta de sinais externos – diferente dos vazamentos, por exemplo”, destacou Ernivan Balieiro, superintendente do SAAE. “Gostaria de parabenizar sobretudo os nossos servidores, que se empenharam dia e noite e madrugada adentro para que a água voltasse o mais rápido possível ao Nair Maria”, concluiu.

 

PROBLEMA ELÉTRICO AFETOU ABASTECIMENTO DE ALGUMAS PARTES DOS BAIRROS PANORAMA, PORTO SEGURO E NAIR MARIA

O superaquecimento de um cabo de energia no poste de entrada do Booster Panorama, verificado no início da tarde de hoje (26) por uma equipe do SAAE, afetou o funcionamento das bombas que impulsionam água aos bairros Nair Maria, Panorama e Porto Seguro, causando desabastecimento nos locais que têm maior dificuldade de pressurização.

Desde o início da manhã, quando o SAAE recebeu ligações e relatos de moradores desses bairros dando conta de falta de água nos seus imóveis, apesar de o reservatório estar aberto, as equipes percorreram várias ruas do Nair Maria e Imperial, fazendo testes em registros, manobras e medindo em várias ruas a pressão da rede.

A equipe de manutenção da autarquia já fez a substituição dos componentes elétricos e cabos danificados pela pane, que ocorreu entre o medidor e o disjuntor, a bomba já foi religadas e o abastecimento, gradativamente restabelecido. Como compensação, o SAAE vai deixar o abastecimento dessa região aberta por mais tempo, fora do cronograma de rodízio.

O SAAE agradece aos moradores que entraram em contato para comunicar a falta de água e fica à disposição pelos telefones 0800 7796 300 e (11) 9 9984-3028 (WhatsApp).

BOLETIM DE RACIONAMENTO DAS REGIÕES ABASTECIDAS PELA ETA BELA VISTA; IMPERIAL, MORRO DA MATA, LAGUNA E GUARUJÁ SERÃO COMPENSADOS

O SAAE divulga o cronograma de abastecimento das regiões abastecidas pela ETA Bela Vista, que recebe água do Ribeirão Piraí. Ele é válido de hoje, 26 de outubro, até o sábado, 29. Os boletins estão sendo divulgados preventivamente – havendo água suficiente para fornecimento além dos horários estipulados pelo cronograma, sem prejuízo de nenhuma região, assim será feito.

Os bairros Morro da Mata, Residencial Parque Imperial, Residencial Parque Laguna e Guarujá tiveram o seu fornecimento normalizado no início da noite de ontem (26), quando a água começou a retornar gradativamente aos imóveis. Esses locais, que pertencem ao grupo D, passaram a maior parte do dia sem água – em desacordo com o que previa o boletim de racionamento divulgado pela própria autarquia. O SAAE lamenta os transtornos e comunica também que haverá compensação, com um fornecimento mais prolongado de água a esses bairros, fora do cronograma.

A instalação de macromedidores no reservatório do Panorama, na manhã de ontem, levou à interrupção do fornecimento aos bairros Nair Maria, Panorama e Porto Seguro. O reservatório foi reaberto às 13h30, logo após a conclusão do serviço.

As informações e queixas enviadas pela população através dos nossos canais de atendimento estão todas sendo consideradas e avaliadas para a adequação das manobras e para providências no sentido de melhorar o fornecimento aos quase 100 bairros atendidos pela ETA Bela Vista mais os 24 atendidos pela ETA João Jabour, dentro do cronograma.

A autarquia relembra a importância da economia de água neste momento, utilizando-a apenas nas atividades realmente essenciais, e de que a multa para desperdícios, como lavar a calçada com a mangueira, é maior quando eles são flagrados em períodos de racionamento, como é o caso de Salto.

O telefone do SAAE para emergências é 0800 7796 300. Mensagens de texto devem ser enviadas ao telefone (11) 9 9984-3028 (WhatsApp).

RESERVATÓRIO DO PANORAMA É FECHADO PARA A INSTALAÇÃO DE MACROMEDIDORES NESTA TERÇA (25)

O SAAE informa que precisou interromper na manhã desta terça-feira (25), por volta das 9h30, o abastecimento dos bairros Panorama, Porto Seguro e Nair Maria para a instalação de macromedidores na saída e entrada do reservatório de água que os abastece. O serviço está sendo executado por uma empresa terceirizada e faz parte do Plano Diretor de Combate às Perdas de Água da autarquia, que prevê, além destes, a instalação de mais 12 macromedidores em pontos estratégicos da cidade e unidades de telemetria, que conseguirão determinar os locais em que as perdas e baixa pressão estão ocorrendo.

A previsão é que o serviço seja concluído até as 15 horas. A partir desse horário, a água deve retornar gradativamente às torneiras dos imóveis da região, conforme a sua localização – se num ponto mais baixo ou mais alto do bairro – e a velocidade de pressurização da rede em cada trecho. O SAAE recomenda que os moradores usem com prudência a água que ainda têm reservada em suas caixas e, em caso de emergências, liguem para o telefone 0800 7796 300 ou enviem mensagem de texto para (11) 9 9984-3028 (WhatsApp).

SETORIZAÇÃO E COMBATE ÀS PERDAS – Semelhantes a hidrômetros comuns, mas com um diâmetro e capacidade de vazão maiores, os macromedidores permitem calcular a quantidade de perdas em um percurso a partir da diferença entre a água que passa por seus sensores e a que é registrada depois pelos hidrômetros dos imóveis (micromedidores).

A empresa contratada pelo SAAE também está atualizando a setorização do município, o que vai melhorar a fluidez da distribuição de água com a diminuição dos gargalos e as chamadas pontas secas. Essas ações conjuntas garantirão uma maior eficiência e regularidade da distribuição de água potável em Salto.

METAS E INVESTIMENTO – Seguindo o Plano Municipal de Saneamento Básico aprovado em 2021, a meta do SAAE é diminuir o índice de perdas dos atuais 38,40% para 20% até 2040. Para a implantação de todo o sistema será investida uma verba de R$ 2.752.076, 58, obtida junto ao FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) após aprovação do projeto apresentado pelo SAAE ao Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (CBH-PCJ). A autarquia complementará esse valor com R$ 1.348.156,70, como contrapartida, em um investimento total de R$ 4.100.233,28.

RODÍZIO VOLTA A SER APLICADO NA REGIÃO NOROESTE COM A REFORMA DOS FILTROS DA ETA

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Salto informa que vai voltar a aplicar o cronograma de abastecimento por turnos, em esquema de rodízio, nos bairros atendidos pela ETA João Jabour, que passa pela substituição de três dos quatro seus filtros. A ETA trata e distribui água para a região noroeste do município.

O fato de um dos quatro filtros estar parado para a reforma diminuiu a vazão de água tratada da ETA de 80 para 64 litros por segundo – o que, somado ao alto consumo dos últimos dias, tem esvaziado muito depressa os reservatórios e tornou insustentável o abastecimento em tempo integral de todos os bairros. Durante o final de semana algumas paradas pontuais já precisaram ser feitas para equilibrar o fornecimento.

HORÁRIOS – Em outubro, os bairros do grupo A terão o abastecimento aberto a partir das 20 horas nos dias ímpares e do grupo B, nos dias pares, alternadamente (veja boletins abaixo). Dessa forma, hoje, 24 de outubro, o grupo A terá a distribuição aberta nesse horário e o grupo B, fechada. O grupo C, onde estão somente os bairros Buru e Santa Izabel, receberá água todos os dias, mas apenas no período noturno, das 8 da noite às 8 da manhã.

O SAAE reforça que esses são os horários em que os reservatórios são abertos pela equipe de ronda, mas a chegada efetiva da água nos imóveis pode variar de acordo com a localização do imóvel e a velocidade de pressurização em cada trecho da mancha de abastecimento.

GANHO DE EFICIÊNCIA – A reforma dos filtros vai trazer um ganho de eficiência à ETA João Jabour, aumentando a sua capacidade de tratamento e, com isso, de água disponível para distribuição à população. A troca dos filtros está sendo feita em sequência, um de cada vez, para que o impacto no abastecimento seja o menor possível. No início das obras, conforme esclarecido pela autarquia, já estava previsto que em algum momento o rodízio pudesse ter que retornar à região em decorrência da paralisação parcial dos equipamentos.

CONTIGENCIAMENTO DE ÁGUA SERÁ PREVENTIVAMENTE ESTENDIDO NOS BAIRROS ATENDIDOS PELA ETA BELA VISTA

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) divulga o cronograma de abastecimento dos grupos D e E, atendidos pelo Ribeirão Piraí, válido de amanhã, 22 de outubro, até a próxima terça-feira, 25. Esta medida e a publicação dos boletins são preventivas e estão sendo feitas porque os reservatórios ainda sentem o reflexo da longa parada da captação no manancial na última terça, e também pela previsão de tempo seco e quente neste final de semana, o que sempre acaba aumentando o consumo de água.

As manutenções trouxeram um ganho na vazão de captação, que está conseguindo bombear mais água, e a instalação dos geradores traz agora mais segurança à operação, garantindo a sua continuidade mesmo com quedas e oscilações de energia na rede elétrica principal.

Dependendo da localização do imóvel e da velocidade de pressurização da rede, pode demorar mais ou menos tempo para que a água chegue efetivamente às torneiras após a reabertura dos reservatórios de cada grupo. O SAAE destaca também que se houver água suficiente para a distribuição além dos horários estipulados pelo cronograma, sem prejuízo de nenhuma região, assim será feito.

Emergências devem ser informadas ao telefone 0800 7796 300.

CRONOGRAMA DO RODIZIO SERÁ APLICADO ATÉ ESTABILIZAÇÃO DO ABASTECIMENTO FEITO PELO PIRAÍ

O SAAE informa que em decorrência da parada prolongada na captação do Piraí durante o dia de hoje (18), que precisou ser interrompida por mais de 8 horas para a instalação de geradores de energia, os bairros abastecidos pela ETA Bela Vista entrarão no próximos dias em esquema de rodízio, até que o sistema se estabilize novamente.

A medida é necessária para que a distribuição seja feita com a garantia de que todos os bairros serão atendidos de maneira igual, sem prejuízo das ruas e localidades com maior dificuldade de pressurização e de chegada da água.

Dessa forma, desde as 20 horas de hoje o abastecimento do grupo D começou a ser reaberto, e a água está retornando gradativamente aos imóveis desses bairros. Durante a madrugada haverá a abertura por algumas horas do grupo E, para que as caixas d’água sejam abastecidas, mas o abastecimento mais robusto desse grupo acontecerá amanhã, também a partir das 20 horas, quando o grupo D será fechado por 24 horas (ver boletins abaixo). Esses horários podem ser antecipados e aberturas podem ser feitas fora do horário estipulado conforme o sistema for se restabelecendo.

O SAAE está monitorando a situação e se empenhando para que o impacto desse desequilíbrio nos níveis dos reservatórios causado pela interrupção na captação seja o menor possível para a população. A autarquia pede que todos economizem neste momento, utilizando com responsabilidade a água quando recebê-la.

Emergências devem ser informadas pelo telefone 0800 7796 30.

APÓS TESTES EM EQUIPAMENTOS, CAPTAÇÃO DO PIRAÍ É COMPLETAMENTE RETOMADA; VEJA CRONOGRAMA DE REABERTURA

O SAAE informa que a captação de água do Ribeirão Piraí foi completamente retomada por volta das 16 horas desta terça-feira (18). A captação no manancial passou a maior parte do dia suspensa para o serviço de interligação de dois geradores de energia e manutenções elétricas e mecânicas em toda a estação, com posterior teste dos componentes e equipamentos novos. Neste momento, os reservatórios que recebem água da ETA Bela Vista estão recuperando os níveis para que então a distribuição de água aos bairros possa voltar a acontecer.
A partir das 20 horas, serão abertos os reservatórios que atendem aos seguintes bairros: Jardim Saltense, Vilas D’Icaraí, Lagos D’Icaraí, Sol D’Icaraí, Residencial Fabbri e Ítalo Fabbri; Jardim Elizabeth, Vila Norma, Jardim D’Icaraí, Jardim Celani I, II e III, Distrito Industrial, Mirante dos Ipês, Central Parque e Reserva Central Parque; Madre Paulina, Recanto Guaraú, Bairro Guaraú, Haras Paineiras, Canjica, Salto de São José, Bairro Conte, Village Torre de Pedra e Jardim do Bosque; Jardim Soberano, Imperador, Guarujá, Arco-Íris, Estação, Jardim Soberano, Lageado, Marechal Rondon, Monte Paschoal, Morro da Mata, Salto Ville, Santa Cruz, Santa Efigênia, Santo Stefano, São Pedro e São Paulo, Serra dos Ipês e Terras de Monte Serrat.
Os demais bairros atendidos pela ETA Bela Vista, que não estão nesta lista e pertencem ao grupo E no cronograma do rodízio, vão voltar a ser abastecidos durante a madrugada, quando o consumo é menor e o sistema já estiver mais equilibrado. O SAAE está realizando o manejo dos reservatórios para que haja uma distribuição igualitária de água entre as várias manchas de abastecimento.
É importante destacar ainda que, dependendo da localização do imóvel, pode demorar mais ou menos tempo para que a água chegue efetivamente às torneiras após a reabertura dos reservatórios.
Emergências devem ser informadas ao telefone 0800 7796 300.

CAPTAÇÃO DO PIRAÍ PASSA POR AMPLA MANUTENÇÃO E INSTALAÇÃO DE GERADORES

A estação de captação do Ribeirão Piraí, manancial que abastece aproximadamente 85% do município de Salto, recebe desde a manhã de hoje (18) um amplo trabalho de manutenção preventiva e corretiva, que está mobilizando desde as primeiras horas do dia a equipe operacional do SAAE. Os servidores estão realizando inspeções e revisões mecânicas e elétricas, aproveitando as horas em que a captação precisou ser paralisada para a instalação de geradores por uma empresa contratada. Os geradores, de acionamento automático, vão diminuir o problema causado pela oscilação de energia elétrica naquela região, o que algumas vezes tem prejudicado ou mesmo interrompido o funcionamento das bombas.

O objetivo da manutenção e das melhorias que estão sendo feitas hoje é ganhar eficiência na captação, aumentando a quantidade de água disponível para tratamento e distribuição, e evitar que o desgaste de peças e componentes leve, com o tempo, a avarias e danos mais sérios.

A previsão é que todo o serviço, de instalação dos geradores e de manutenções, seja concluído às 14 horas, podendo no entanto se estender até as 16. Após esse horário, a água deve retornar gradativamente às torneiras das casas, conforme a reativação completa do sistema, a recuperação dos níveis dos reservatórios e o tempo de pressurização da rede, que leva água a mais de cem bairros da cidade. Por essa razão, o abastecimento deve ir se restabelecendo efetivamente apenas na noite de hoje, a depender da localização do imóvel – se num ponto mais baixo ou mais alto do bairro e do consumo registrado no percurso, caso esteja em um final de linha.

O SAAE pede a compreensão e orienta aos munícipes que economizem ao máximo e reservem água em suas caixas nos horários em que estiverem sendo abastecidos. O telefone para emergências é 0800 7796 300.

CAPTAÇÃO DO PIRAÍ SERÁ INTERROMPIDA NESTA TERÇA (18) PARA A CONCLUSÃO DA INSTALAÇÃO DE GERADORES

O SAAE informa que a captação de água do Ribeirão Piraí será paralisada na manhã desta terça-feira (18) para que seja terminada a instalação dos geradores de energia na estação, com a ligação dos equipamentos ao sistema. A previsão é que essa última etapa do trabalho dure das 8 às 14 horas e a equipe de manutenção elétrica e mecânica da autarquia aproveitará a parada das máquinas para realizar também uma manutenção preventiva, com a troca de alguns cabos de alimentação da cabine primária até os painéis de acionamento dos motores. Ainda será feita a manutenção e revisão dos componentes das bombas.

Por causa dessa parada e do tempo de pressurização após a retomada da captação, vai haver instabilidade e interrupções do fornecimento de água aos bairros atendidos pela ETA Bela Vista nesse período. O SAAE realizará manobras para que o impacto no abastecimento seja o menor possível e recomenda aos moradores que façam reserva em suas caixas d’água.

PREVENÇÃO CONTRA INSTABILIDADES E PANES – Os dois geradores de 500 kVA que estão sendo instalados na estação de captação do Ribeirão Piraí são acionados automaticamente sempre que ocorrem oscilações ou quedas de energia elétrica. A providência de instalá-los foi tomada pelo SAAE para evitar que imprevistos levem à interrupção do abastecimento público pelo manancial, responsável pela água que chega a cerca de 85% dos imóveis de Salto.

O investimento feito para a aquisição e instalação dos geradores foi de R$ 837.500,67. Desse montante, R$ 197.500,67 foram aplicados pelo SAAE e R$ 640.000,00 são provenientes do duodécimo devolvido pela Câmara de Vereadores à Prefeitura de Salto, com a indicação de ser utilizado na aquisição dos equipamentos. Além do fornecimento e instalação, a empresa contratada para o serviço também construiu a base de assentamento dos geradores e oferecerá o suporte técnico.

MANUTENÇÃO PREVENTIVA: CAPTAÇÃO DO PIRAÍ SERÁ PARCIALMENTE PARALISADA NA SEGUNDA-FEIRA (10) PARA AJUSTES E INSPEÇÃO EM BOMBA

O SAAE informa que vai realizar na manhã da próxima segunda-feira, 10 de outubro, a manutenção de uma das quatro bombas da estação de captação do Ribeirão Piraí. Com a paralisação temporária do equipamento para a execução do serviço, previsto para durar das 8 às 12 horas, a vazão de captação será reduzida e os níveis dos reservatórios que recebem água da ETA Bela Vista podem ser afetados, o que pode causar o desabastecimento pontual de alguns bairros.

A autarquia pede a colaboração da população para que reserve água em suas caixas e a utilize com ainda mais prudência durante o domingo (9) à noite e a manhã de segunda-feira. A inspeção e a manutenção periódica dos componentes das bombas é fundamental para o ganho de eficiência na captação e também para evitar que o desgaste das peças acarrete, futuramente, danos mais sérios à sua estrutura e funcionamento.

O SAAE agradece a compreensão e pede que emergências sejam informadas ao telefone 0800 7796 300.

VÍDEO: SAAE CONSERTA VAZAMENTOS NA RUA VATICANO; SAIBA COMO AJUDAR

O SAAE concluiu no final da tarde de ontem (4) o reparo na tubulação que passa pela Rua Vaticano, que estava com um grande vazamento de água. O abastecimento do Jardim União e proximidades foi reaberto por volta das 17h30. Na tarde desta quarta-feira, um novo vazamento foi encontrado na mesma rua, num trecho próximo, e a equipe operacional da autarquia já fez o conserto.

É muito importante a colaboração de todo cidadão para que o conserto de vazamentos aconteça de forma célere, evitando o desperdício de água e o desabastecimento. Viu um vazamento na rua? Ligue imediatamente para o SAAE e informe o local em que ele está ocorrendo. Os telefones são 0800 7796 300 e (11) 9 9984-3028 (WhatsApp).

Assista ao vídeo:

 

ABASTECIMENTO DO JARDIM UNIÃO É FECHADO PARA MANUTENÇÃO NA REDE

O SAAE informa que precisou fechar na tarde desta segunda-feira (3), por volta das 13 horas, o abastecimento de água do Jardim União. A medida foi tomada após a constatação de perda significativa e rápida de água do reservatório que abastece o bairro durante a madrugada e novamente pela manhã, o que é indício de vazamento na tubulação ou outro problema na rede.

As equipes e técnicos do SAAE estão trabalhando neste momento para detectar o ponto exato em que a perda está ocorrendo e conseguir realizar o reparo; ainda não há, portanto, previsão para que o abastecimento seja restabelecido.

A autarquia recomenda que os moradores do Jardim União e adjacências usem com prudência a água que ainda têm reservada em suas caixas e que entrem em contato pelo telefone  0800 7796 300 em caso de emergência.

BOLETIM DO RACIONAMENTO – 26 A 29 DE SETEMBRO

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) atualiza o cronograma de abastecimento da cidade de Salto até a próxima quinta-feira, 29 de setembro.
 
Evite desperdícios e use com prudência a água armazenada na sua caixa.
Emergências devem ser informadas pelo telefone 0800 7796 300.

GRUPOS B, C E D VOLTAM A SER ABASTECIDOS A PARTIR DAS 20 HORAS DESTA QUINTA-FEIRA (22/9)

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) informa à população o cronograma de abastecimento de Salto, válido até o domingo (25). Confira abaixo em que grupo o seu bairro está e os dias em que ele receberá água.

A autarquia recomenda à população prudência no uso da água armazenada pois, dependendo da localização do imóvel e da velocidade de pressurização da rede, pode demorar mais ou menos tempo para que a água chegue efetivamente às torneiras após a reabertura dos reservatórios.

Emergências e casos excepcionais, como o prolongamento atípico do tempo sem água, devem ser informados à autarquia pelo telefone 0800 7796 300 para que medidas possam ser avaliadas.