NOVIDADE: SAAE inicia cadastramento para envio de informativos sobre o abastecimento

Avisos serão enviados ao celular do munícipe de acordo com o seu endereço

Com o objetivo de tornar mais ágeis e direcionados os avisos à população saltense a respeito de manutenções, obras, paradas para recuperação dos reservatórios e outros comunicados sobre o abastecimento de água em cada região da cidade, o SAAE está lançando nesta quarta (28) um canal direto com a população.

A primeira etapa de implementação desse novo meio é o cadastramento, bastante simples de ser feito, do nome, endereço e número de telefone (WhatsApp) do munícipe. O formulário já está disponível no site do SAAE: https://saaesalto.sp.gov.br/cadastro-informes-saae/

Após essa etapa de cadastramento, haverá a compilação e separação dos dados por região e mancha de abastecimento; então, será iniciado efetivamente o envio dos avisos pelo WhatsApp sobre cada ocorrência, trazendo mais previsibilidade aos moradores.

Simultaneamente à criação desse canal, o SAAE está desenvolvendo, com o suporte de uma empresa especializada, um aplicativo que os saltenses poderão baixar e ter acesso facilitado, na palma da mão, a serviços, notificações sobre água e esgoto e outras opções.

NAÇÕES E PANORAMA SÃO FECHADOS PARA RECUPERAÇÃO DE NÍVEL NESTE SÁBADO (24)

O SAAE comunica aos moradores das regiões do Jardim das Nações e do Jardim Panorama que o abastecimento de água das duas regiões precisará ser interrompido na tarde deste sábado (24) para recuperação e sustentação dos seus níveis de água.

A previsão é que ambos sejam reaberto já às 20 horas.

LOCAIS AFETADOS:

PANORAMA: Jardim Panorama, Nair Maria e Porto Seguro.

JARDIM DAS NAÇÕES: Jardim das Nações I e II, Olaria, Jardim das Constelações, Jardim Sontag, Residencial São Bento, Residencial Solar dos Pássaros, Condomínio Millioni, São Bento, Condomínio Costa das Areias e Villagio Millioni.

O telefone de emergências do SAAE é 0800 7796 300.

VÍDEO: SAAE inicia interligação do Reservatório Donalísio à rede adutora

Iniciamos nesta quinta-feira (22) a interligação do Reservatório Donalísio à rede adutora de água. Com mais esse avanço, a obra entra na reta finalíssima e o reservatório deve entrar em funcionamento já na próxima semana!

Foram instalados pelos trabalhadores do SAAE um registro de manobra e um T, que ramificou a tubulação em direção ao reservatório. Além do término da interligação, nos próximos dias será feita ainda a setorização dos bairros que serão abastecidos por esse novo equipamento.

Com duas células e capacidade para armazenar até 1 milhão de litros de água, o Reservatório Donalísio vem para melhorar a distribuição e a pressão da água na rede dos bairros Santa Lúcia, Independência I e II, Porto Seguro, Condomínio Esplanada, Jardim Donalísio e arredores.

‘Gabinete na Rua’ visita o bairro Rondon após reclamações de baixa pressão em trecho

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) esteve na última sexta-feira, 9, no bairro Rondon para verificar de perto um trecho da rede que, por ser muito estreita, está reduzindo a força com que a água chega a alguns imóveis da região.

Em conversa com o morador Clébio, este narrou as dificuldades que enfrenta devido ao problema de falta de pressão, ainda mais com três crianças pequenas em casa. Clébio agradeceu o suporte com caminhôes-pipa que o SAAE envia emergencialmente a ele e à sua família, mas gostaria que a situação fosse resolvida em definitivo.

Após a avaliação dos nossos técnicos e diretores, que percorreram a pé o local, percebeu-se que cerca de 300 metros da tubulação terão que ser substituídos por uma de diâmetro maior para aumentar também a vazão – o que será providenciado o mais rapidamente possível.

Com a condução da Ouvidoria e da Superintendência do SAAE, essa visita ao Rondon é parte de uma iniciativa da autarquia para um atendimento mais ágil e humanizado, próximo da população, ouvindo as suas demandas e buscando resolvê-las. Jardim das Nações II e também o bairro Chácaras Maracajás já receberam a visita, que prosseguirá a outros locais de Salto.

ETA João Jabour é paralisada devido a lama e detritos na captação após chuva

Reservatórios foram fechados preventivamente até que situação se normalize

A Estação de Tratamento de Água (ETA) João Jabour, responsável pelo abastecimento da região noroeste de Salto, está com a sua captação de água bastante reduzida e operando apenas parcialmente devido à cheia do Ribeirão Buru na noite de ontem (12).

A ETA não chegou a alagar como em outras ocasiões nem houve danos aos equipamentos, mas o volume de água trazido pela forte chuva no curso do manancial arrastou muita lama, galhos e detritos à barragem, o que impossibilitou a captação e levou à completa paralisação do tratamento.

Com a suspensão das operações, todos os reservatórios que recebem água da estação de tratamento e a distribuem à região noroeste – Buru, Nova Era, João Jabour (Cristo), Santa Isabel, América, Vila Martins e Bandeirantes – precisaram ser fechados preventivamente durante a noite, por volta das 21h30.

Equipes do SAAE trabalham em força-tarefa desde as primeiras horas da manhã na remoção do barro que se acumulou nos poços de captação após a cheia e no desassoreamento da área próxima à captação, com o auxílio da draga adquirida pelo município em 2022 e do caminhão hidrojato.

A estimativa é que o serviço seja concluído até as 13 horas e o abastecimento retomado gradativamente ao longo da tarde.

ECONOMIA – Segundo a medição do posto pluviométrico da ETA Bela Vista, choveu 43,4 milímetros de ontem até a manhã de hoje, um volume bastante alto e que supera o registrado em alguns meses inteiros do ano passado.

O SAAE recomenda aos moradores dos bairros atendidos pelos reservatórios citados acima máxima economia da água que ainda têm reservada em suas caixas até que a situação se normalize. Emergências devem ser informadas ao telefone 0800 7796 300.

Comunicado SAAE: Calor extremo força paralisação programada de reservatórios; veja horários

RESUMO: Com temperaturas acima dos 35°, consumo na cidade aumentou e atingiu a sustentação dos reservatórios, que não estão suportando a demanda maior. Paralisação programada terá início hoje (14)

Devido à onda de calor que está atingindo o sudeste do País, o consumo de água em Salto subiu significativamente nos últimos dias e, visando um fornecimento igual entre todos os bairros da cidade, o SAAE implementará já a partir desta terça-feira (14) uma medida emergencial de fechamento programado dos reservatórios.

COMO FUNCIONARÁ – A distribuição de água será interrompida todos os dias e em todas as regiões, tanto naquelas abastecidas pela ETA Bela Vista quanto pela ETA João Jabour. O fechamento dos reservatórios se iniciará às 13 horas e as reaberturas, sequenciais, a partir das 18 horas. À meia-noite se inicia então outra paralisação geral do fornecimento para recuperação de nível; a partir das 5 horas da manhã, os reservatórios começarão a ser reabertos.

Os horários foram definidos pelo SAAE com base no monitoramento das oscilações de consumo e com o objetivo de impactar o menos possível a rotina doméstica dos saltenses.

Não há, por enquanto, uma previsão para o término da medida – isso dependerá do fim do fenômeno climático que elevou as temperaturas e também da estabilização de uma demanda de água que, hoje, os reservatórios da cidade não estão dando conta de suprir.

Vale destacar ainda que a extensa tubulação de água leva um tempo para se pressurizar por completo após a reabertura de um reservatório. O intervalo, portanto, entre a reabertura e chegada efetiva da água nas torneiras varia conforme a localização do imóvel – nas ruas mais altas e nas que ficam na ponta da rede, por exemplo, esse intervalo é maior.

O SAAE pede a colaboração da população neste momento para que não lave a calçada ou o automóvel com mangueira e não encha piscinas – durante o último final de semana, as localidades que mostraram o maior aumento do gasto de água foram em chácaras e casas de veraneio.

A recomendação é que seja feita reserva de água nas caixas e a sua utilização com o máximo de prudência, apenas nas tarefas em que ela é realmente indispensável.

Ao perceber um desperdício, deve-se entrar imediatamente em contato com o SAAE e denunciar. Os telefones são (11) 9 9984-3028 (WhatsApp), em que é possível enviar fotos e vídeos do flagrante, e 0800 7796 300, para emergências.

Avança a obra de adequação do Booster Telesi, que atende o Jardim Celani, Icaraí e região

Está progredindo bem a reforma e adequação tecnológica do Booster Telesi, uma obra que vai aumentar para até 260 mil litros por hora a capacidade de transferência de água aos reservatórios do Hospital e Icaraí e reduzir, com isso, a necessidade de interrupções no abastecimento dessas regiões.

Uma das bombas novas já foi inclusive acoplada ao sistema, mas o trabalho está neste momento voltado à parte elétrica, transferida para o piso superior do prédio – instalação de painéis, transformadores, da robusta fiação e de um poste de entrada que suporte a potência muito maior dos equipamentos.

Nas fotos é possível ver a diferença entre a bomba 1, nova, e a 2, que também será substituída em breve! A obra vai beneficiar diretamente os bairros Celani I, II, III, Distrito Industrial, Mirante dos Ipês, Central Parque, Reserva Central Parque, parte do Jardim Saltense, parte da Vila Norma, Vila D’Icaraí, Lagos D’Icaraí, Sol D’Icaraí, Residencial Fabbri, Ítalo Fabbri e arredores.

Leia mais: SAAE INICIA OBRA DE ADEQUAÇÃO DO BOOSTER TELESI – https://encurtador.com.br/fmnAB

Outras iniciativas estão em andamento para melhorar o abastecimento de água da nossa cidade, que cresceu muito nos últimos anos, de acordo com o censo do IBGE, sem o planejamento e investimentos necessários em saneamento.

O SAAE trabalha atualmente em vários projetos, busca recursos e também realiza obras estruturais para trazer a nossa rede de abastecimento e armazenamento de à nova realidade de Salto.

Entre as obras estão, por exemplo, a construção de pelo menos 6 novos reservatórios, de outra Estação de Tratamento de Água (ETA) e reformas que estão em andamento, como no decantador da ETA Bela Vista, que melhoram tanto a eficiência e a qualidade do tratamento quanto a sua vazão.

Falta de energia no Booster Telesi interrompe transferência de água para as regiões do Hospital e Icaraí

Um problema elétrico na parte externa do Booster Telesi, localizado na Praça Ângelo Antônio Telesi, interrompeu o seu funcionamento na madrugada desta segunda-feira, 6 de novembro, e consequentemente a transferência até os reservatórios do Hospital e do Icaraí, que precisaram ser fechados quando atingiram níveis muito baixos de água.

O SAAE acionou a Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL) por volta das 3 horas da manhã, relatando o problema. Uma equipe da companhia esteve nas imediações do booster agora cedo e concluiu o serviço de reparo por volta das 10h30, quando a casa de bombas voltou então a operar.

Os reservatórios Hospital e Icaraí estão recuperando nível neste momento devido às cerca de 10 horas em que ficaram sem receber água. A previsão é que eles sejam reabertos até as 18 horas.
Os bairros afetados são o Jardim Elizabeth, Jardim Celani I, II e III, Distrito Industrial, Mirante dos Ipês, Central Parque, Reserva Central Parque, Jardim Saltense, Vila D’Icaraí, Lagos D’Icaraí, Sol D’Icaraí, Residencial Fabbri e Ítalo Fabbri.

O SAAE lamenta os transtornos e se coloca à disposição pelo telefone 0800 7796 300.

Comunicado SAAE: Abastecimento de água começa a ser restabelecido após forte temporal que atingiu o Estado

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) informa que o abastecimento de água da maior parte dos bairros de Salto começou a ser retomado gradativamente ao longo da noite deste sábado (4), com o restabelecimento da energia elétrica na ETA João Jabour e nas regiões onde estão alguns dos principais reservatórios da cidade.
 – As regiões do Santa Cruz, Imperial, Jardim Cidade, Santa Marta, Novo São Pedro e localidades próximas já estão com o fornecimento liberado. A água está voltando às torneiras dos imóveis conforme a pressurização da rede.
– Os reservatórios que atendem a região noroeste, abastecidos pela ETA João Jabour, no entanto, estão neste momento recuperando nível antes de a distribuição de água poder ser reaberta. A previsão é que a abertura aos bairros dessa região aconteça ao longo da madrugada deste domingo (5).
– Os reservatórios do Hospital e Icaraí também estão sendo enchidos para que o fornecimento aos bairros Celani, Jardim Elizabeth, Central Parque e região seja retomado, o que deve ocorrer até por volta da meia-noite.
O SAAE aproveita para agradecer à Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL) pelo apoio e pelo empenho com que seus funcionários trabalharam, madrugada adentro, para a retomada da energia após o forte temporal de ontem (4), que impactou o suprimento de água e de eletricidade em dezenas de cidades do Estado de São Paulo.

VÍDEO: Decantadores da ETA Bela Vista passam por limpeza e reformas

Equipes do SAAE fizeram na manhã desta segunda-feira (30) a limpeza do decantador 1 da ETA Bela Vista. O serviço aconteceu em paralelo à reforma que está sendo feita no decantador 3 por uma empresa especializada.

Tanto a obra quanto a lavagem periódica desses equipamentos são essenciais para eficiência e a qualidade do tratamento da água.

SANTA CRUZ E SIEMENS SERÃO FECHADOS NA NOITE DESTA TERÇA (3) PARA RECUPERAÇÃO DE NÍVEL

O SAAE informa que as regiões abastecidas pelos reservatórios do Jardim Cidade e e do santa Cruz terão o fornecimento de água interrompido agora à noite, entre as 19 e 20 horas, para recuperação. A estimativa é que, após encherem novamente, eles possam ser reabertos às 5 horas da manhã desta quarta (4). Veja abaixo a lista de bairros afetados.

A medida é tomada para preservar as bombas e equipamentos, que podem sofrer danos quando trabalham com pouquíssima água nos reservatórios, e para que a distribuição de água chegue a todos os locais, sem prejuízo de ruas mais altas ou distantes.
RESERVATÓRIO SANTA CRUZ: Jardim Soberano, Serra dos Ipês, Santa Ifigênia, Santa Cruz, Salto Ville, Marechal Rondon, Imperador e Arco-Íris.

RESERVATÓRIO JARDIM CIDADE (SIEMENS): Estação, Santo Estefano, Itaguaçu, CECAP, Rondon, Eldorado, Jardim Cidade I, II, III e IV, Jardim Marília, Júlio Ustrito, Núcleo Industrial Alert e arredores.

Emergências devem ser informadas ao SAAE pelo telefone 0800 7796 300.

SAAE inicia instalação de nova rede de esgoto no Santa Edwirges

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) iniciou na tarde de ontem, 29 de agosto, a implantação de uma nova tubulação de esgoto em uma área verde do bairro Santa Edwirges, próximo ao córrego que corta a região.

A rede de PVC do tipo ocre terá cerca de 270 metros de extensão e vem para substituir a atual, de cerâmica, que será desativada em um trecho que tem sofrido com vários rompimentos ao longo dos anos. Só nos últimos doze meses, pelo menos cinco reparos importantes foram feitos no local segundo o encarregado Mauro Dourado, do Departamento Operacional do SAAE.

Diante dessa alta incidência de rupturas – causadas principalmente por erosões no terreno após chuvas e descarte irregular de lixo -, o SAAE optou pela troca e afastamento da rede de esgoto do corpo hídrico, em uma solução que deve ser definitiva a um problema antigo, de poluição e mau odor reclamado por comerciantes e moradores do bairro.

O trabalho começou com uma sondagem por escavação para a localização das manilhas que estão enterradas há mais de dois metros e meio de profundidade e que serão trocadas. Mais três poços de visita (PVs) serão construídos ao longo do novo trecho, para inspeção e desobstrução.

Também o transporte e acomodação no terreno dos 45 tubos de PVC de 30 centímetros de diâmetro foi feita nesse primeiro dia para adiantar o progresso da obra, cuja previsão de conclusão é de até 3 semanas.

Calor intenso aumenta consumo de água na cidade nos últimos dias

As altas temperaturas que têm sido registradas nas últimas semanas, ultrapassando muitas vezes os 30° C, levam a um aumento natural do consumo de água. O clima quente, atípico para a estação, reflete na capacidade dos nossos reservatórios de suportar esse crescimento inesperado da demanda em pleno inverno.

Eventualmente, alguns deles precisam ser fechados para recuperar nível de água. Estendemos até o limite seguro a distribuição – sempre que é possível, realizamos as paradas no final da noite e durante a madrugada por ser um horário de menor impacto nas rotinas domésticas dos moradores.

O SAAE trabalha em ações próprias e junto à Prefeitura de Salto para melhorar esse cenário. Seis novos reservatórios de água serão construídos, com financiamento e projetos já prontos. Três deles terão capacidade de armazenar 5 milhões de litros, dos quais um será instalado na região do Santa Cruz. Outro reservatório, no Jardim Donalísio, já está em etapa de montagem – https://fb.watch/mD1495x20X/

Reiteramos, também, a necessidade de colaboração de todos os saltenses. Reserve. Reutilize. Não desperdice.
Hábitos simples, como tomar banhos mais curtos e não lavar a calçada com a mangueira, fazem toda a diferença. Saiba mais: https://encurtador.com.br/dvyH6.

Reservatórios serão fechados nesta sexta (11) para troca de registro na Rua Rio Branco

Suspeita é que equipamento, muito antigo, esteja causando o desabastecimento da região central

Equipes do SAAE localizaram nesta quinta-feira (10) um registro de água muito antigo na Rua Rio Branco, na altura do n° 625, que estava travado devido a incrustações. Instalado há décadas na principal tubulação que abastece a região, a suspeita do SAAE é que o equipamento seja o responsável pela queda de pressão e falta d’água que vem sendo registradas em ruas do Centro.

O SAAE vai fazer a troca dele amanhã, com o corte da rede de ferro, a remoção do registro velho e a instalação de um novo. Para a execução segura do serviço, porém, será necessária que a tubulação esteja completamente seca – assim, os reservatórios elevado e apoiado da Sede serão fechados, assim como o reservatório do Jurumirim, que é abastecido pelo apoiado.

A previsão é que toda a operação – incluindo o serviço de troca em si, testes e o enchimento das caixas – dure das 8 da manhã às 16 horas. Veja abaixo a lista de bairros afetados.

SONDAGEM DA REDE – A descoberta é resultado de uma exaustiva varredura que servidores técnicos e operacionais do SAAE fazem na região há cerca de 10 dias, desde que os primeiros relatos de falta d’água nos imóveis começaram a surgir.

O trabalho se concentrou na caça de vazamentos, com uso do aparelho geofone, e no conserto deles; sondagens de dezenas de PVs (poços de visita) e galerias; localização e, se necessária, a substituição de registros; e descargas da rede, para a eliminação de possíveis bolsões de ar na tubulação.

Com essas intervenções, está havendo melhoras graduais da situação em trechos das ruas afetadas, como a Rio Branco, onde parte dos imóveis já estão registrando entre 10 e 14 m.c.a (metros de coluna d’água) de pressão. Caminhões-pipa continuam sendo enviados para o abastecimento emergencial dos moradores.

Bairros que terão o abastecimento de água interrompido amanhã (11).

RESERVATÓRIO SEDE: Centro, Vila Nova, Barra do Tietê, Porto Góes, Jardim Barcella, Jardim Rio Branco, Jardim Maria José, Jardim Servilha, Jardim São Francisco, Vila Henrique, Vila Roma, Vila Nova, Vila Ideal, Vila Romão e Vila Teixeira.

JURUMIRIM: Estação, Santo Estefano, Itaguaçu, Guaraú, Haras Paineiras, Canjica, Conte, Village Torre de Pedra, Salto de São José, Jardim do Bosque e Madre Paulina.

O SAAE recomenda reserva de água nas caixas residenciais e uso prudente ao longo do dia. Emergências e casos excepcionais devem ser informados pelo telefone 0800 7796 300.

Reservatório do Santa Cruz será fechado hoje (9) para instalação de bomba mais eficiente

Troca visa aumentar  transferência de água até a caixa e reduzir  a necessidade de paradas

O reservatório que abastece os bairros Santa Cruz, Marechal Rondon e região terá a distribuição de água paralisada durante a tarde e parte da noite desta quarta-feira, 9 de agosto, para a substituição de uma bomba de transferência de água.

O sistema de abastecimento acontece da seguinte forma nessa região: a água tratada sai do reservatório de 2 milhões da ETA Bela Vista até o Booster Trabalhadores, de onde é impulsionada por bombas até o Reservatório Jardim Cidade (Siemens); dele, então, a água é mandada até o Reservatório Santa Cruz, que faz a distribuição aos imóveis.
Uma bomba mais eficiente, com capacidade de transferir 10 mil litros a mais de água por hora, será instalada e acionada hoje para fazer a transmissão de água do Reservatório Jardim Cidade – que não será afetado – até o Reservatório Santa Cruz.

A medida tem o objetivo aumentar a capacidade de armazenamento do Reservatório Santa Cruz e tornar a oferta de água mais paritária, mais condizente com o consumo registrado na região nos últimos dias e semanas, reduzindo assim a necessidade de constantes paradas para recuperação de nível.

A interrupção de hoje vai durar das 13 às 20 horas, contando algumas horas para o enchimento da caixa. Ela afetará os seguintes bairros: Santa Cruz, Jardim Soberano, Serra dos Ipês, Santa Ifigênia, Salto Ville, Marechal Rondon, Imperador, Arco-Íris e redondezas.

Vale ressaltar que a água leva um tempo para chegar a todos os pontos da rede após a reabertura do reservatório. O SAAE recomenda aos moradores reserva de água nas caixas e uso prudente ao longo do dia. Emergências devem ser comunicadas à autarquia pelo telefone 0800 7796 300.

Reservatórios do Santa Cruz, Santa Marta, Imperial e Jardim Cidade são fechados nesta terça (8)

O SAAE informa que precisou fechar na tarde desta terça-feira, às 14 horas, quatro reservatórios da cidade que recebem água da ETA Bela Vista.

Os reservatórios do Santa Cruz, Santa Marta, Imperial e Jardim Cidade (Siemens) tiveram a distribuição paralisada para recuperarem nível de água. Veja abaixo a lista de bairros afetados.

Pedimos aos moradores dessas regiões que usem com prudência a água armazenada em suas caixas. A vigilância sobre desperdícios e possíveis vazamentos no imóvel deve acontecer o ano inteiro, mas deve ser redobrada neste período seco, de poucas chuvas, em que os mananciais baixam e o consumo aumenta.

A previsão é que os reservatórios possam ser reabertos por volta das 18 horas.

RESERVATÓRIO JARDIM (SIEMENS): Estação, Santo Estefano, Itaguaçu, CECAP, Rondon, Eldorado, Jardim Cidade I, II, III e IV, Jardim Marília, Júlio Ustrito, Núcleo Industrial Alert e arredores.

RESERVATÓRIO IMPERIAL: Parque Imperial, Morro da Mata, Laguna e Guarujá, Villagio do Conde.

RESERVATÓRIO SANTA CRUZ: Jardim Soberano, Serra dos Ipês, Santa Ifigênia, Santa Cruz, Salto Ville, Marechal Rondon, Imperador e Arco-Íris.

RESERVATÓRIO SANTA MARTA: Santa Marta I, II e III e localidades próximas.

Emergências devem ser informadas ao SAAE pelo telefone 0800 7796 300 e (11) 9 9984-3028.

Dicas para economia de água: usando bem, tem

A água é um recurso natural finito. Além de haver pouca água doce e potável no mundo, o seu uso exige bom senso de todos, para que não falte para nós e para as gerações futuras.

As medidas de economia de água devem ser diárias e constantes. Nas épocas de poucas chuvas, então, esse cuidado deve ser ainda maior. Todos da sua casa devem contribuir. Economizando água, você economizará na conta do final do mês e ainda contribuirá com a natureza.

Confira algumas dicas para você economizar esse bem precioso:

  • Cheque vazamentos em canos e não deixe torneiras pingando. Um gotejamento simples pode gastar cerca de 45 litros de água por dia;
  • Deixe pratos e talheres de molho antes de lavá-los;
  • Aproveite a água da chuva para regar as plantas e o jardim. As plantas absorvem mais água em horários quentes, então molhe-as de manhã cedo ou no fim do dia;
  • Feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou fazendo a barba. Só abra quando for usar. Uma torneira aberta por 5 minutos desperdiça 80 litros de água;
  • Em vez da mangueira, use vassoura e balde para lavar pátios e quintais. Uma mangueira aberta por 30 minutos libera cerca de 560 litros de água;
  • Reaproveite a água da sua máquina de lavar para lavar a calçada ou o banheiro;
  • Saber ler o hidrômetro é muito simples e pode ajudar a detectar problemas como vazamentos, percebidos pelo consumo fora do normal;
  • Não tome banhos demorados – 5 minutos são suficientes. Uma ducha de 15 minutos consome 135 litros de água;
  • Antes de lavar pratos e panelas, limpe os restos de comida com uma escova ou esponja e jogue no lixo;
  • Fique atento a possíveis vazamentos na sua casa, grandes vilões do desperdício. Manchas de infiltração na parede, descascamento da pintura e mofo podem ser sinais de que algo está errado no encanamento.

*************************************************************************************************

CADAGOTACONTA#1: Tome banhos mais curtos – 5 minutos bastam

Você sabia que os banhos longos estão entre as principais causas de desperdício em uma residência? Um banho de 15 minutos, por exemplo, gasta cerca de 135 litros de água, mais do que o recomendado pela ONU para o consumo satisfatório DURANTE TODO O DIA de uma pessoa, que é de 110 litros.

Um banho de 5 minutos é suficiente para a boa higiene do corpo.

A diferença entre um banho longo e um curto é de 90 litros, em média. Ou 360 copos de água de 250 ml que vão, literalmente, pelo ralo.

Desligar o registro do chuveiro enquanto se ensaboa e reutilizar a água do banho para outros fins, como na descarga do vaso sanitário, são atitudes simples, fáceis de ser incorporadas no dia a dia. E também fazem bem para o bolso!

Em períodos de poucas chuvas como a que estamos atravessando, cada gota é valiosa.

*************************************************************************************************

CADAGOTACONTA#2: Mangueira não: opte por uma vassoura ou água de reuso

Um hábito muito ruim, que causa um grande desperdício de água, é a limpeza de quintais, carros e calçadas com a mangueira. Para se ter uma ideia, 15 minutos com a mangueira aberta gasta cerca de 280 litros de água, o suficiente para o consumo diário de duas pessoas adultas.

A água é um bem precioso e finito – não a mande direto para o bueiro. Utilize uma vassoura e uma pá para recolher as folhas de árvores, fuligem ou o lixo que acabou caindo na frente da sua casa. Caso precise lavar, opte por um balde com água de reuso: a que ficou na máquina de lavar roupas pode ser muito bem usada para esse fim.


A multa para o flagrante de desperdício é um terço do salário mínimo – R$ 404 atualmente – mais o acréscimo, em Salto neste momento, de R$ 313 por “desperdício de água em períodos oficiais de racionamento”, conforme a Resolução n° 336 da ARES-PCJ.

Viu alguém desperdiçando? Ligue ou envie a sua denúncia, com foto ou vídeo do flagrante para 99984-3028 (WhatsApp).

************************************************************************************************

CADAGOTACONTA#3: Feche a torneira ao escovar os dentes ou fazer a barba

Na hora de escovar os dentes, abra a torneira apenas para molhar a pasta e depois que terminar, para enxaguar a boca ou lava, ou então utilize um copo d’água para isso. A diferença é impressionante – em vez de gastar 12 litros de água a cada escovação, o gasto cai para apenas MEIO litro!

Segundo uma pesquisa abrangente feita no País, os brasileiros fazem a barba 12 vezes por mês, em média. O tempo calculado é de 3 minutos de torneira aberta a cada vez, o que, considerando a vazão normal de 11 litros por minuto, resulta num consumo alto, de mais de 90 litros por semana.

Para reduzir esse gasto, a dica é utilizar uma vasilha cheia de água ou mesmo tampar o ralo da pia, fazendo do lavatório uma espécie de tanquinho – só isso já vai levar o consumo lá pra baixo, para cerca de dois litros de água apenas.

Um redutor de vazão na torneira da pia do banheiro é outra boa recomendação – ele evita que a água jorre abundantemente e sem necessidade! São dispositivos baratos e fáceis de instalar.

Adote esses hábitos, que nada interferem na qualidade da sua higiene, e passe-os adiante na educação dos seus filhos e netos.

*************************************************************************************************

CADAGOTACONTA#4: Cuidados com o vaso sanitário

Uma válvula de descarga consome de 6 a 10 litros de água a cada vez que é acionada. Pode não parecer muito, mas se calcularmos a quantidade de vezes em que ela é pressionada por dia, chegaremos a um volume de água alto, cerca de 30% de todo o consumo doméstico mensal – a mesma quantidade gasta na lavagem da roupa e na cozinha, juntas.

Se a válvula está com defeito, pior ainda: cada acionamento pode levar embora, nesse caso, 30 valiosos litros de água  que poderiam ser economizados. Conheça dois truques para saber se há vazamento:

1 – Uma dica para saber se existe vazamento no mecanismo hidráulico é colocar um pouco de borra de café no vaso. Deixe lá por uma hora, sem apertar a descarga – se a borra desceu até o fundo e permaneceu, não há indício de vazamento. No entanto, se isso não aconteceu e a borra se dispersou pela água ou sumiu, há uma grande chance de que esteja ocorrendo aquele vazamento que é quase imperceptível, apenas um fiozinho de água que desce pelas paredes da bacia, mas que gera um gasto enorme com o passar do tempo. Acione imediatamente um encanador para que ele avalie o problema e faça o reparo.

2 – Outro teste válido é levantar a tampa da caixa acoplada e pingar corante dentro. Sem acionar a descarga, verifique depois de algumas horas se a água DENTRO DO VASO também ficou colorida ou não. Se ficou, é porque existe algum defeito na descarga, que está vazando e deve ser consertada.

VASO NÃO É LIXEIRA! – Jamais descarte bitucas de cigarro, cabelo, papel higiênico, absorventes, frascos de remédio e outros objetos dentro do vaso sanitário. Além de entupir a tubulação de esgoto e causar sérios transtornos, esse lixo dificulta a passagem da água e exige com isso mais descargas para que os resíduos desçam. É um prejuízo duplo, tanto à rede de esgoto quanto ao bom uso de um bem natural precioso, a água, mas escasso.

***********************************************************************************************

CADAGOTACONTA#5: Reaproveite a água da máquina de lavar

O ciclo completo de uma máquina de lavar consome em média 150 litros de água, dependendo do modelo.

É um dos aparelhos domésticos de maior consumo, mas aquela água que limpou as roupas não precisa ser jogada fora – ela pode ser reutilizada ainda em muitos outros afazeres da casa, de faxinas na varanda, quintais e garagens à descarga do vaso sanitário e rega do gramado.

Pequenos cuidados devem ser seguidos: tampe sempre o recipiente em que a água da máquina foi colocada para evitar que se torne foco de larvas de mosquitos e a reutilize em até 48 horas da lavagem, para que não comece a adquirir mau odor.

Esse é um hábito simples e que gera uma economia significativa de água, sobretudo em períodos de poucas chuvas como a que estamos atravessando, em que cada gota se torna ainda mais valiosa.

************************************************************************************************

CADAGOTACONTA#6: Cubra a piscina para evitar a evaporação

Cuide da água da piscina e a cubra com uma lona ou capa plástica sempre que ninguém estiver usando. Isso vai evitar a evaporação, que pode chegar a 3.785 litros por mês, dependendo do calor.

Além de reduzir em 90% a evaporação, cobrir a piscina vai impedir que na água caiam folhas, galhos, fuligem, e prolongar assim o intervalo de reposição.

Outra recomendação é jamais encher a piscina até muito próximo das bordas. A medida indicada para evitar desperdícios é entre 10 e 15 centímetros abaixo do nível das margens – quando esse limite é ultrapassado, a piscina perderá água sempre que alguém entrar ou pular dentro dela.

Pode parecer pouco, mas cada gota de água conta em épocas de escassez hídrica como a que estamos atravessando. Utilize com cuidado esse bem precioso.

************************************************************************************************

CADAGOTACONTA#7: Fique atento a vazamentos ocultos no seu imóvel!

A primeira dica é sempre monitorar o seu hidrômetro, para perceber se há aumento exagerado do consumo sem que haja explicação aparente. Um buraco de 2mm no encanamento desperdiça 3,2 mil litros de água por dia. Faça esses testes:

1 – Deixe os registros na parede abertos, feche bem todas as torneiras, desligue os aparelhos que usam água e não utilize os sanitários. Anote o número que aparece ou marque a posição do ponteiro maior do seu hidrômetro. Depois de uma hora, verifique se o número mudou ou o ponteiro se movimentou. Se isso aconteceu, há algum vazamento em sua casa.

2 – Rede da rua – Feche o registro na parede e abra uma torneira alimentada diretamente pela rede da rua e espere a água parar de sair. Grandes empresas de água, como a Sabesp, recomendam que se coloque imediatamente um copo cheio de água na boca da torneira. Caso haja sucção da água do copo pela torneira, é sinal que existe vazamento no cano alimentado diretamente pela rede.

3 – Quanto aos canos alimentados pela caixa d’água, feche todas as torneiras da casa, desligue os aparelhos que usam água e não utilize os sanitários. Feche bem a torneira de bóia da caixa, impedindo a entrada de água. Marque, na própria caixa, o nível da água e verifique, após uma hora, se ele baixou. Em caso afirmativo, há vazamento na canalização ou nos sanitários alimentados pela caixa d’água.

4 – Tubulação embutida na parede: Segundo a Sabesp recomenda, se você sabe por onde passa o encanamento da parede, faça o teste da batida. Bata em toda a extensão do encanamento e veja se o som é diferente em alguma parte. O aparecimento de manchas com mofo e umidade e mudança da coloração do revestimento ou o desprendimento do revestimento (azulejo e pintura) também podem ser sinais de vazamento.

5 – Piscinas: Coloque a água da piscina no nível normal. Encha um balde com água da piscina até 5 cm da borda. Marque o nível de água do balde e também da piscina. Prenda o balde no interior da piscina de forma que a água do balde mantenha a mesma temperatura da água da piscina e sem deixar que elas se misturem. Após 24 horas, verifique o nível de água do balde com o nível de água da piscina e compare com as marcações iniciais. Caso a piscina tenha uma variação maior em altura dos níveis de água, provavelmente ela apresenta vazamento. Se chover, recomece o procedimento.

6 – Reservatórios subterrâneos de edifícios: Feche o registro de saída do reservatório do subsolo e a torneira da boia. Marque no reservatório o nível da água e, após uma hora, verifique se ele baixou. Se isso ocorreu, há vazamento nas paredes do reservatório ou nas tubulações de alimentação do reservatório superior ou na tubulação de limpeza.

7 – Boia em reservatório: Mantenha o registro do cavalete aberto e feche o registro de saída do reservatório e desligue a bomba de recalque. Marque no reservatório o nível de água e, após duas horas, verifique se ele baixou. Se o nível de água não baixar, então há um vazamento pelo extravasor que pode ser ocasionado por defeito na torneira da boia.

8 – Reservatório superior: Feche o registro de saída e a torneira do reservatório, desligue a bomba de recalque (edifícios). Marque o nível de água com um pedaço de barbante e giz. Aguarde duas horas e confira o nível de água. Se o nível de água baixou, há vazamento na canalização ou sanitários alimentados pela caixa d’água.

9 – Reservatório inferior: Mantenha o registro do cavalete aberto e feche o registro da saída do reservatório. Feche a boia e marque o nível de água. Após duas horas, faça uma nova marcação e compare o nível de água. Se o nível baixou há vazamento no reservatório devido registro com defeito ou trinca no reservatório.

10 – Em torneiras/vaso sanitário:
Torneiras: Este tipo de vazamento é caracterizado por torneira pingando quando fechada. Quando isso acontecer, troque o “courinho”.

Gotejando, uma torneira desperdiça 46 litros por dia por dia ou mais de mil litros de água por mês. Um filete de mais ou menos 2 milímetros totaliza 4.130 litros por mês. E um filete de 4 milímetros, 13.260 litros por mês de desperdício.

Vaso Sanitário: jogue borra de café no vaso sanitário; o normal é a borra ficar depositada no fundo do vaso.

Em caso contrário, é sinal de vazamento na válvula ou na caixa de descarga!

 

 

 

 

 

 

 

Comunicado SAAE: Falta de água em ruas do Centro

Desde o início da semana estamos recebendo relatos de moradores do Centro informando falta de água em sua casas. As ruas com maior incidência do problema foram a José Revel, a 23 de Maio, a Itapiru, a 7 de Setembro, a Expedicionários Saltenses e parte da Rua Rio Branco.

O SAAE esclarece que está atento à questão e trabalhando incansavelmente, em esquema de força-tarefa que envolve dezenas de servidores técnicos e operacionais, desde que as primeiras reclamações começaram a surgir.

– Uma ampla varredura na região foi iniciada já na segunda-feira (31). Com o auxílio de mapas da rede de abastecimento da região, todos os registros de água foram localizados e verificados por nossos servidores, sem que qualquer anormalidade, no entanto, fosse percebida neles.

– Simultaneamente às buscas, caminhões-pipa foram enviados para fazer o abastecimento de escolas, comércios e residências seguindo critérios de priorização como a existência de pessoas acamadas, crianças e idosos na casa.

– A extensa sondagem, que se estende sempre noite adentro desde então, concentrou-se em vazamentos de água que podem estar causando a súbita despressurização da rede em um perímetro bem específico, que abrange cerca de três quarteirões.

– Alguns vazamentos foram localizados e prontamente consertados, e outros mais estão sendo. Os principais até o momento são:

*Rua José Weissohn com a Rua 23 de Maio – executado ontem;

*Rua Rui Barbosa, altura do número 1679 – executado hoje;

*Rua Fagundes Varela, acima da Guarda Civil Municipal – localizado, em execução;

*Rua Monteiro Lobato: água limpa encontrada no poço de visita (PV) – procurando local do vazamento;

*Rua Rio Branco com a 24 de outubro: água limpa vista no PV – procurando o ponto exato do vazamento;

– Além dessas vistorias e diversas manobras – todas acompanhadas por seguidos testes de pressão nos hidrômetros, de casa em casa – estamos fazendo na tarde deste sábado adaptações para o abastecimento direto nos cavaletes, para encher as caixas mais rapidamente.

O SAAE, antes de tudo, lamenta profundamente os transtornos desta semana e continua empenhado na resolução de um problema que, por ter atingido uma rede muito antiga e repleta de ramificações feitas em diferentes épocas, impôs a todos nós dificuldades extras – diante das quais, no entanto, não cederemos até que o abastecimento de todos os lares da região esteja normalizado outra vez.

Estância Turística de Salto, 5 de agosto de 2023

Queda de energia afeta abastecimento de duas regiões na manhã de hoje (27)

O SAAE informa que durante a madrugada desta quinta-feira, 27 de julho, foi registrada uma queda de energia na região do Booster Trabalhadores, localizado no Jardim Marília.

Com a parada da casa de bombas em decorrência da falta de eletricidade, a transferência de água até o reservatório do Jardim Cidade (Siemens) ficou prejudicada por cerca de quatro horas, da 1 às 5 da manhã, afetando também a manutenção do nível do Reservatório Santa Cruz.

Por esse motivo, ambos os reservatórios – Santa Cruz e Jardim Cidade – serão fechados para recuperação até as 13 horas. Os bairros que terão o abastecimento interrompido são:

RESERVATÓRIO JARDIM CIDADE (SIEMENS) – CECAP, Rondon, Eldorado, Jardim Cidade I, II, III e IV, Jardim Marília, Júlio Ustrito, Núcleo Industrial Alert e arredores.

RESERVATÓRIO SANTA CRUZ – Jardim Soberano, Serra dos Ipês, Santa Ifigênia, Santa Cruz, Salto Ville, Marechal Rondon, Jardim Imperador e Arco-Íris.

Emergências e casos excepcionais devem ser informados ao SAAE pelo telefone 0880 7796 300.

 

Reservatórios Jurumirim, Sede e Bela Vista serão fechados amanhã (18) para obras na rede

O SAAE informa que três reservatórios de água – Jurumirim, Sede e Bela Vista – precisarão ser fechados às 7 horas da manhã da próxima terça-feira, 18 de julho, para a conclusão das obras de combate a perdas que estão sendo implementadas na cidade. Veja abaixo a relação de bairros afetados.

Conforme comunicamos na última quarta (12), um macromedidor grande, de 300 milímetros de diâmetro, e uma válvula de manobra foram instalados no reservatório apoiado da Sede – https://encurtador.com.br/DHSV8.

Nesta terça acontecerá a instalação de mais dois macromedidores ultrassônicos e também mais duas válvulas de manobra, concluindo assim o serviço.

A previsão é que a execução da obra dure das 7 da manhã até as 18 horas. Caso o bairro em que você mora esteja na lista, reserve água na noite anterior à parada e economize, utilizando-a apenas nas tarefas essenciais.

BELA VISTA: Vila Roma, Bela Vista, Condomínio Esplanada Donalísio, Industrial Jaraguá, Bandeirantes, Jardim Donalísio, Jardim Europa, Jardim Independência I e II, Isaura Maria, Paraíso, Primavera, Porto Seguro, Santo Inácio, Santo Antônio, Vila Flora, Henrique Qualino e Vila Progresso.

SEDE: Centro, Vila Nova, Barra do Tietê, Porto Góes, Jardim Barcella, Jardim Rio Branco, Jardim Maria José, Jardim Servilha, Jardim São Francisco, Vila Henrique, Vila Roma, Vila Nova, Vila Ideal, Vila Romão e Vila Teixeira.

JURUMIRIM: Guaraú, Haras Paineiras, Canjica, Jurumirim, Conte, Village Torre de Pedra, Salto de São José, Jardim do Bosque e Madre Paulina.

Emergências e casos excepcionais devem ser informados ao SAAE pelo telefone 0800 7796 300.

#CRSede #CRJurumirim #CRBelaVista #reduçãodedesperdícios #SAAEEMAÇÃO

Combate a perdas prossegue com instalação de macromedidor na Sede

 

Mais um macromedidor foi instalado em reservatório da cidade nesta terça-feira (11) como parte das ações de redução de desperdícios no sistema de abastecimento. O equipamento, do tipo eletromagnético e de grande porte (300 milímetros de diâmetro), foi afixado à adutora de saída do reservatório apoiado da Sede, que chega a armazenar até 1 milhão de litros de água.

Ele será importante na medição do quanto sai da caixa em comparação ao que é medido depois nos hidrômetros e fornecer outros dados relevantes através de telemetria. Os outros dois macromedidores – de 150 e 200 milímetros – serão instalados em data ainda a ser definida, juntamente com duas novas válvulas de manobra.

INSPEÇÃO E MANUTENÇÃO – Aproveitando que o reservatório estava vazio, equipes de manutenção e do operacional do SAAE realizaram serviços conjuntos de inspeção e manutenção no interior dele.
Como é praxe nessas ações, foram utilizadas técnicas de segurança para incursão em espaços confinados, com o uso do tripé, máscara facial de filtro combinado, aparelho para monitoramento de atmosfera e uma indumentária especial.
O trabalho teve o objetivo de aumentar a eficiência de armazenamento e de transferência do reservatório. A ação contou com suporte e acompanhamento do técnico de segurança do trabalho do SAAE no fornecimento e orientação sobre o uso correto dos equipamentos de proteção individual e coletivos (EPIs e EPCs) e no isolamento da área.

COMBATE A PERDAS: SEDE E JURUMIRIM SERÃO FECHADOS NA TERÇA (11) PARA INSTALAÇÃO DE MACROMEDIDORES

COMBATE A PERDAS: SEDE E JURUMIRIM SERÃO FECHADOS NA TERÇA (11) PARA INSTALAÇÃO DE MACROMEDIDORES

O SAAE informa que o reservatório apoiado da Sede, que abastece a região central de Salto, precisará ser fechado às 7 horas da manhã da próxima terça-feira, 11 de julho, para a instalação de três macromedidores em suas adutoras de saída. Veja abaixo a lista de bairros afetados.

Com o fechamento, também a distribuição a partir do reservatório Jurumirim terá de ser interrompida no mesmo horário, uma vez que ele recebe água da Sede através do Booster Estação. A estimativa é que o serviço de instalação dos aparelhos dure até as 18 horas, com a possibilidade, no entanto, de ser concluído antes disso.

O SAAE recomenda aos moradores que reservem e façam uso prudente da água de suas caixas ao longo do dia.

RESERVATÓRIO JURUMIRIM: Guaraú, Haras Paineiras, Canjica, Conte, Village Torre de Pedra, Salto de São José, Jardim do Bosque e parte do Madre Paulina.

RESERVATÓRIO SEDE: Vila Roma, Bela Vista, Condomínio Esplanada Donalísio, Industrial Jaraguá, Bandeirantes, Jardim Donalísio, Jardim Europa, Jardim Independência I e II, Isaura Maria, Paraíso, Primavera, Porto Seguro, Santo Inácio, Santo Antônio, Vila Flora, Henrique Qualino e Vila Progresso.

Conhece alguém que mora nesses locais? Compartilhe com ela esta informação.

OUVIDORIA SAAE: COMO FUNCIONA E QUANDO ACIONAR

A Ouvidoria atua como uma ponte direta no relacionamento entre o SAAE e os munícipes. Ela pode ser acionada sempre que o cidadão considerar insatisfatório o atendimento que recebeu em nossos canais convencionais.

A Ouvidoria funciona, portanto, como uma espécie de segunda instância, facilitando a solução do conflito e direcionando internamente as providências em cada caso. Assim, a única exigência para acioná-la é o fornecimento do número de protocolo do atendimento inicial – isso facilitará a consulta do status de andamento do serviço e também servirá como comprovação de que o munícipe já procurou antes o SAAE para aquela demanda.

O esclarecimento de dúvidas, reclamações, elogios pela boa prestação de um serviço e sugestões de melhorias também podem ser feitas na Ouvidoria.
O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas na sede do SAAE – Rua 9 de Julho, nº 1053, Bairro Vila Nova.

Caso ache mais cômodo, o cidadão também pode acionar a nossa Ouvidoria por mensagem de texto, no número  (11) 9 9907-5209, pelo telefone (11) 4021-3234 ou por e-mail: ouvidoria@saaesalto.sp.gov.br.

Não hesite em nos procurar. No site do SAAE também há um formulário disponível para preenchimento: https://saaesalto.sp.gov.br/ouvidoria/

PARADA PROGRAMADA: SANTA CRUZ SERÁ FECHADO NA PRÓXIMA TERÇA, 27 DE JUNHO, PARA OBRAS NA REDE

O SAAE informa que a distribuição de água a partir do Reservatório Santa Cruz precisará ser interrompida na próxima terça-feira (27), das 8 da manhã até por volta das 16 horas. A parada é necessária para a conclusão das obras de setorização da região; serão instaladas válvulas de manobra na Avenida Casper Líbero e na Rua Rangel Pestana.

São esses registros que vão permitir que a distribuição de água seja feita de maneira mais direcionada, melhorando a pressão na rede e reduzindo o impacto de futuras manutenções, que passarão a ser mais localizadas.

Jardim Soberano, Serra dos Ipês, Santa Ifigênia, Santa Cruz, Salto Ville, Marechal Rondon, Jardim Imperador, Arco-Íris e proximidades serão os bairros afetados.

O SAAE recomenda que os moradores desses bairros façam reserva de água na noite de segunda-feira (26) e a utilizem com prudência ao longo do dia seguinte.
Ficaremos à disposição pelo telefone 0800 7796 300 para emergências e casos excepcionais.

VÍDEO: SIPAT COMEÇA ABORDANDO CONTROLE E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Começou a 2ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho do SAAE!
O primeiro tema abordado no evento foi ‘Controle e Inteligência Emocional’, com boa presença e participação dos servidores. Na palestra, o psicólogo Leone Sena falou sobre a importância do entendimento e processamento das próprias emoções e também das sequelas que a pandemia deixou no convívio social, com as quais ainda estamos lidando.
Também abordou a importância da resiliência, da empatia e do autocuidado – só podemos respeitar e compreender o outro quando respeitamos e compreendemos a nós mesmos, segundo ele.
Veja um pouco mais no vídeo:
A SIPAT do SAAE prossegue até sexta e ainda abordará temas como o assédio no ambiente de trabalho, burnout (e maneiras de evitá-lo) e ‘risoterapia’.

BAIRRO ESTAÇÃO TERÁ ABASTECIMENTO INTERROMPIDO PARA INTERLIGAÇÕES DE REDE NESTA TERÇA (6) E QUARTA

O SAAE informa que o Bairro Estação terá o seu fornecimento de água paralisado por algumas horas na próxima terça e quarta-feira, dias 6 e 7 de junho. A estimativa é que ambas as interrupções durem das 8 às 16 horas, nos dois dias.
As paradas são necessárias para obras de interligação na rede de água que passa pela Rua Guaianazes, pela Rua Jundiaí, no Jardim Marília, e no Booster Estação, localizado na Rua Marechal Rondon.

Uma nova tubulação implantada recentemente para setorização e combate a perdas será conectada à rede do SAAE. Com essa ligação, o bairro deixará de ser abastecido pelo Booster Estação, como acontece atualmente, e passará a receber água do Reservatório Jardim Cidade (Siemens); o booster, por sua vez, será utilizado exclusivamente para transferência de água até o Reservatório Jurumirim.

As obras trarão benefícios ao abastecimento do bairro e região. O objetivo delas é trazer um melhor controle da pressurização da rede e reduzir as perdas por vazamentos. Abastecido por um reservatório que recebeu há pouco tempo um macromedidor e onde as alterações de níveis são mais perceptíveis em caso de problemas na tubulação, o monitoramento e manejo dessas situações serão mais precisas e rápidas.

O SAAE recomenda que os moradores do Estação reservem água em suas caixas e a utilizem com prudência.
Emergências devem ser informadas ao telefone 0800 7796 300.

VÍDEO: SAAE FINALIZA DESVIO DA REDE DE ESGOTO PERTO DO JUNDIAÍ

Concluímos nesta segunda (29) a mudança de um trecho da rede de esgoto que passa no Bairro Nair Maria, próximo ao Rio Jundiaí.

O SAAE já interveio duas vezes no local este ano, mas o problema de desbarrancamento levava ao rompimento reincidente da tubulação.

A expectativa com o desvio mais a construção de dois poços de visita, finalizados ontem, é sanar de vez o problema!

Assista ao vídeo:

 

#NairMaria #RioJundiaí #saneamento #SAAESalto

ETA JOÃO JABOUR SERÁ PARALISADA NA PRÓXIMA TERÇA (30) PARA INSTALAÇÃO DE BOMBA

O SAAE informa que vai precisar parar por algumas horas a Estação de Tratamento de Água (ETA) João Jabour durante a manhã e início da tarde da próxima terça-feira, 30 de maio, para a instalação de uma bomba de captação reserva.

Com essa nova bomba submersa disponível para acionamento, interrupções futuras por causa de defeitos na bomba principal serão mais breves. A instalação da bomba substituta é uma medida preventiva do SAAE com o objetivo de garantir maior segurança e previsibilidade no abastecimento da região noroeste.

PROGRAME-SE: As operações da ETA serão paralisadas às 7h30 da manhã do dia 30 e a estimativa é que possam ser reativadas até as 14 horas. Reserve água e economize!

LOCAIS AFETADOS: Todos os bairros da região noroeste podem vir a sofrer intermitências e desabastecimento no dia. O SAAE realizará manobras na véspera para amenizar o impacto dessa paralisação no fornecimento de água. São eles: Santa Rita, Haras São Luis, João Jabour, Piccolo Paese, Jardim União, Residencial Piccolino, Moradas São Luis, Vila dos Eucaliptos, Vila Martins, Jardim Taquaral, Zuleika Jabour e São João; uma parte da Vila Norma, os bairros Bom Retiro I e II, Jardim Alvorada, Jardim Nova Era – Edifício Saut, Edifício Granit e Residencial Mountonné -, Santa Edwirges, São Gabriel I e II, São Judas; Buru, Santa Izabel, Portal dos Bandeirantes e localidades próximas.

LIMPEZA – Aproveitando a parada, outra equipe da autarquia fará simultaneamente à instalação da bomba a limpeza dos poços de captação da ETA João Jabour, por onde a água bruta entra, removendo o lodo que se acumula nesses locais com o tempo.

Essa manutenção é importante sobretudo agora, no início do período de estiagem, quando a tendência é de o Ribeirão Buru ir ficando mais seco e arenoso.

Emergências? Informe o SAAE pelo telefone 0800 7796 300.

#segurançahídrica #bombahigra #prevenção #ETAJJ #regiãonoroeste #paralisação #abastecimento #SAAESalto

PARALISAÇÃO PROGRAMADA: RESERVATÓRIO DO SANTA CRUZ SERÁ FECHADO DAS 8 ÀS 16 HORAS PARA OBRAS NO DIA 30/5

As obras de setorização e combate a perdas estão chegando à etapa final em Salto. Com um grande investimento obtido pelo SAAE junto ao governo estadual através da FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), a cidade está passando por uma ampla melhoria no seu sistema de distribuição.

SAIBA MAIS: COMBATE ÀS PERDAS – SAAE VAI IMPLANTAR SETORIZAÇÃO, MACROMEDIÇÃO E TELEMETRIA: https://encurtador.com.br/GMO27

Depois do reservatório do Jardim Cidade e de interligações para setorização no Jardim das Nações realizadas nesta semana, a empresa de engenharia contratada fará na próxima terça-feira, 30 de maio, novas interligações no reservatório do Santa Cruz, que passará a abastecer a região com uma terceira célula da sua estrutura, a mais alta.

Com isso, haverá ganho de pressão por gravidade em localidades específicas, que serão divididas por meio de interligações que acontecerão no mesmo dia, no próprio reservatório e próximo ao Ecoponto do bairro, na Rua Rangel Pestana.

Para que essas intervenções possam ser feitas, no entanto, será necessário fechar o abastecimento de água da região por cerca de 8 horas – a previsão é que o serviço dure das 8 da manhã até as 4 da tarde. O SAAE recomenda aos moradores, portanto, que façam reserva de água na noite de segunda-feira (29) e a utilizem com o máximo de prudência ao longo do dia seguinte.

Jardim Soberano, Serra dos Ipês, Santa Ifigênia, Monte Paschoal, Santa Cruz, Salto Ville, Marechal Rondon, Jardim Imperador, Arco-Íris e proximidades serão os bairros afetados.

AVANÇO –  Além de elevar a qualidade do serviço oferecido à população, essas obras visam também reduzir ao longo do tempo a quantidade de água perdida em vazamentos na rede a partir do uso da tecnologia de macromedidores e telemetria.

#setorização #JardimSantaCruz #interrupção #SAAESalto #programação #parada

REPARO NA REDE DE ÁGUA PRÓXIMA À CONCHA ACÚSTICA NESTA SETXA (26); ATENÇÃO AO TRÂNSITO

O SAAE informa que vai realizar logo mais, a partir das 13 horas desta sexta-feira (26), o conserto de um vazamento de água na entrada da ponte Salto/Itu, ao lado da Praça Archimedes Lammoglia.

Não haverá interferência significativa no abastecimento porque o reservatório não vai precisar ser fechado. Os motoristas, porém, devem ficar atentos pois uma das faixas da via será interditada pelo Departamento Municipal de Trânsito e Transportes (DMTT) para a execução do serviço. O desvio será feito pela Rua José Galvão, Rua Floreano Peixoto e então Vicente Schivitaro, em esquema semelhante ao usado em dia de festas no local.

Não é possível estipular uma previsão para a conclusão do reparo neste momento – primeiro é preciso escavar o asfalto e identificar o local exato do vazamento e o que o causou. A ação também está tendo o suporte da Guarda Civil Municipal (GCM) de Salto.

DETECÇÃO DE VAZAMENTOS: SAAE APLICA O GEOFONE EM RUAS DO CENTRO

Entre as técnicas utilizadas pelo SAAE para detectar vazamentos ocultos na rede está o geofonamento, que consiste em uma varredura pelas ruas em que há a suspeita dessa fuga de água.

Semelhante a um estetoscópio médico, o aparelho de geofone permite identificar ruídos subterrâneos mínimos e assim determinar com precisão o ponto da tubulação em que um vazamento está ocorrendo.

Na noite de ontem (25), uma equipe do SAAE fez essa sondagem em localidades da área central de Salto a partir da reclamação de moradores de baixa pressão nas suas casas. Essas investigações a pé são feitas pelos servidores durante a noite, muitas vezes durante a madrugada, já que elas exigem silêncio.

Três pontos foram identificados e marcados como locais com possíveis vazamentos para uma averiguação mais detalhada e conserto.

O SAAE agradece aos chamados e pede aos munícipes que sempre que avistarem ou suspeitarem de um vazamento, que entrem imediatamente em contato pelos telefones 0880 7796 300 ou (11) 9 9984-3028 (WhatsApp).

Menos perdas na rede é igual a mais água nas torneiras!

SAAE FAZ MANUTENÇÃO EM ESTAÇÃO ELEVATÓRIA DE ESGOTO

O SAAE fez na manhã desta terça-feira (23) uma manutenção corretiva e preventiva na Estação Elevatória de Esgoto (EEE) Novo São Pedro. Uma boia defeituosa, que começou a apresentar problemas de acionamento, foi substituída por uma nova. Em seguida foi feita uma inspeção em toda a EEE – nas bombas, cestos e outros equipamentos.
Essas vistorias são realizadas regularmente pelo SAAE para evitar vazamentos e outros problemas que podem surgir na rede de esgoto, preservando assim o meio-ambiente e o bem-estar da população.
Por ter exigido imersão em espaço confinado, todo o serviço teve o suporte e acompanhamento de um técnico de segurança da autarquia, com o uso do tripé para a entrada no poço de recalque.

MANUTENÇÃO CORRETIVA EM VÁLVULA TRAZ MAIS EFICIÊNCIA À RESERVATÓRIO

As equipes operacional e de manutenção do SAAE realizaram ontem (22) pela manhã a troca da válvula de retenção do sistema de recalque do reservatório da Sede, responsável por abastecer mais de 15 bairros de Salto.
A válvula antiga estava desgastada e com problemas em sua portinhola, o que por vezes trazia dificuldades na transferência do reservatório semienterrado até o elevado, com ar entrando na tubulação e maior demora nessa transferência.
Com a manutenção corretiva, o sistema está operando com mais eficiência e velocidade agora. O serviço durou cerca de 4 horas e traz mais segurança ao abastecimento da nossa região central.

VÍDEO: SETORIZAÇÃO E COMBATE A PERDAS PROSSEGUEM EM SALTO

O SAAE realiza amanhã mais uma etapa da setorização e combate a perdas em Salto, desta vez no Jardim Cidade.

Conforme comunicamos, será necessária a interrupção do abastecimento por cerca de 10 horas – das 7 às 17 – para a execução de obras que vão melhorar o sistema de distribuição de água da região.

Assista ao vídeo para saber mais e programe-se!

 

#CRJardimCidade #Siemens #setorização #macromedidores #SAAESalto

ATUALIZAÇÃO: CONSERTO DE VAZAMENTO NO BAIRRO SÃO JUDAS PROSSEGUE DURANTE A NOITE APÓS INCIDENTE

O SAAE informa que não foi possível restabelecer o abastecimento pelo reservatório do Nova Era no prazo inicialmente estipulado, às 15 horas; dessa forma, os bairros da região prosseguem sem receber água por enquanto.
– Um incidente com uma tubulação de gás durante a tarde acabou atrasando o andamento do serviço, que – por segurança – teve de ser suspenso.
– A empresa responsável pelo gás foi chamada e terminou o conserto da sua rede no final da tarde, por volta das 17h45. Agora, equipes do SAAE trabalham para o retorno mais breve da distribuição de água à região.
A nova estimativa de reabertura do reservatório do Nova Era é até as 19h30 deste domingo (21).
Não será necessário que o reservatório recupere nível – assim que o reparo do vazamento de água for concluído, a distribuição será reaberta.
O SAAE lamenta o imprevisto e se coloca à disposição dos moradores pelo telefone 0800 7796 300 para emergências e casos excepcionais.

URGENTE: ABASTECIMENTO DO NOVA ERA E REGIÃO É INTERROMPIDO NESTE DOMINGO (21) PARA REPARO NA RED

O SAAE informa que toda a região que recebe água do reservatório Nova Era teve o seu abastecimento paralisado na manhã deste domingo (21) para o conserto emergencial de um vazamento de grandes proporções na Rua São Matheus, altura do n° 542, no bairro São Judas.
O serviço de manutenção prossegue e a previsão é que ele seja concluído até as 15 horas. O abastecimento da região deve ser normalizado, portanto, no final da tarde deste domingo, conforme a pressurização gradativa da rede após a reabertura do reservatório, que eventualmente precise recuperar nível.
Os bairros que estão com o abastecimento afetado neste momento são os seguintes: Jardim São João, Bom Retiro I e II, Jardim Alvorada, Jardim Nova Era, Edifício Granit, Edifício Saut, Residencial Moutonneé, Lageado, Nova Era, Santa Edwirges, São Gabriel I e São Gabriel II, São Judas e uma parte da Vila Norma.
O SAAE lamenta os transtornos à população e se coloca à disposição pelo telefone 0800 7796 300.

RESERVATÓRIO DO JARDIM CIDADE RECEBERÁ MACROMEDIDOR E NOVOS REGISTROS NA TERÇA (23); ABASTECIMENTO SERÁ INTERROMPIDO

Interrupção no abastecimento se estenderá da manhã até final da tarde; SAAE recomenda aos moradores que façam reserva e uso prudente da água

Reservatório elevado do Jardim Cidade, com capacidade para 250 mil litros de água

O reservatório elevado do Jardim Cidade (Siemens) terá que ficar fechado por cerca de 10 horas na próxima terça-feira, 23 de maio, para obras que fazem parte da Ação de Combate a Perdas e Setorização, em andamento em Salto.

Quatro novos registros de manobra e um macromedidor serão interligados nas adutoras de saída do reservatório, que recebe água da ETA Bela Vista e tem capacidade para armazenar até 250 mil litros. A previsão da empresa responsável pelas obras é que a instalação do conjunto de equipamentos seja iniciada às 7 da manhã e concluída até as 17 horas.

O objetivo dessas intervenções é trazer mais eficiência ao sistema de abastecimento e permitir, por exemplo, que paradas para manutenções sejam mais localizadas, além de mapear com maior precisão as áreas com índices elevados de perdas – tanto por vazamentos na tubulação quanto aquelas decorrentes de ligações inativas ou fraudulentas.

Quatro novos registros de manobra e um macromedidor serão interligados nas adutoras de saída do reservatório, que recebe água da ETA Bela Vista e tem capacidade para armazenar até 250 mil litros. A previsão da empresa responsável pelas obras é que a instalação do conjunto de equipamentos seja iniciada às 7 da manhã e concluída até as 17 horas.

Durante a maior parte do dia, portanto, haverá interrupção no abastecimento dos bairros Santa Marta I, II e II, CECAP, Rondon, Eldorado, Jardim Cidade I, II, III e IV, Jardim Marília, Júlio Ustrito, no Núcleo Industrial Alert e adjacências.

O SAAE recomenda que os moradores dessa região armazenem água em suas caixas e a utilizem com prudência ao longo do dia, apenas nas tarefas realmente essenciais. Emergências poderão ser informadas à autarquia pelo telefone 0800 7796 300.

Macromedidores medem perdas a partir da diferença do que sai dos reservatórios e a soma do consumo dos hidrômetros (Foto – SAAE Salto)

SEDE E NAÇÕES – Simultaneamente às obras no reservatório do Jardim Cidade, outras ações de combate a perdas de água e setorização estão sendo realizadas em Salto. Na segunda-feira (22) haverá mais uma etapa das interligações que vão dividir o abastecimento do bairro Jardim das Nações em duas manchas, equilibrando a pressurização da rede e a fluidez da distribuição de água nas partes baixas e altas da região.

Nos reservatórios elevado e semienterrado da Sede, na Rua 9 de Julho, no centro, está em progresso a construção das caixas de alvenaria enterradas que abrigarão mais quatro macromedidores – de 150, 200 e dois de 300 milímetros de diâmetro.

Semelhantes a hidrômetros comuns mas com tamanho e vazão maiores, macromedidores são aparelhos que permitem calcular a quantidade de perda de água a partir da diferença entre o que passou por seus sensores, na saída dos reservatórios, e o consumo que é registrado depois na soma dos hidrômetros dos imóveis (micromedidores) em um determinado perímetro. Isso possibilita a tomada de ações mais efetivas para enfrentar o problema.

Ao todo, quatorze macromedidores estão sendo instalados em Salto desde o ano passado e, no tocante à setorização, aproximadamente 5.000 metros de tubos em bairros como o Santa Cruz, Villagio do Conde e no Jardim das Nações.

Passagem da tubulação que vai melhorar o abastecimento do Nações e região, em março

 

#CRNações #abastecimento #interuupção #SAAESalto

NAÇÕES SERÁ FECHADO NESTA TERÇA (9) PARA TROCA DE REGISTROS E MANUTENÇÃO EM BOMBA

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) informa que vai realizar na manhã de amanhã, 9 de maio, a substituição dos registros do reservatório elevado do Jardim das Nações e, aproveitando a parada, uma manutenção preventiva na bomba reserva. Os registros estão apresentando problemas de falta de estanqueidade (vazamentos) decorrentes do desgaste natural pelo tempo e manuseio.
A previsão é que o serviço de troca dos registros e a manutenção da bomba seja relativamente breve, das 8 às 10 horas. O SAAE vai realizar, nesse ínterim, algumas manobras para minimizar o impacto da paralisação, utilizando o envio de água pelo booster da Floriano Peixoto para esse fim.
Os bairros que podem ter problemas com falta de pressão e eventualmente falta de água são os seguintes: Jardim das Nações I e II, Olaria, Morro da Mata, Jardim das Constelações, Jardim Planalto, Laguna, Jardim Sontag, Residencial São Bento, Residencial Solar dos Pássaros, Condomínio Millioni, São Bento, Condomínio Costa das Areias, Villagio Millioni e redondezas.
Depois da reabertura do reservatório a água pode levar um tempo até chegar às torneiras, dependendo da localização do imóvel – nas partes altas e finais de rede costuma demorar um pouco mais. O SAAE recomenda aos moradores dessa região, portanto, que façam reserva de água nas suas caixas e a utilizem de forma prudente durante a manhã, apenas nas tarefas realmente essenciais.
Emergências e casos excepcionais devem ser informados aos telefones 0800 7796 300 ou ainda (11) 9 9984-3028 (mensagem de texto).

IMPERIAL E REGIÃO: SAAE INVESTIGA VAZAMENTO NA REDE E ESTÁ ENVIANDO CAMINHÕES-PIPA

O SAAE informa que está investigando desde ontem, domingo (23), a causa do desabastecimento relatado em algumas partes do bairro Imperial e região durante o final de semana. A principal suspeita é de que um vazamento de grande proporção esteja causando a queda acentuada do nível do reservatório e a perda de pressão, impedindo que a água chegue a várias localidades.
Uma extensa varredura continua a ser realizada por funcionários do SAAE ao longo da rede que passa pelos bairros Morro da Mata, Laguna, Guarujá, Imperial e Villagio do Conde. Como a origem do problema ainda não foi totalmente identificado, não é possível estipular, por enquanto, uma previsão de horário para o restabelecimento da água na região.
O SAAE lamenta profundamente os transtornos e está enviando caminhões-pipa para o abastecimento das residências desses bairros até que o problema seja resolvido.
O telefone para fazer o pedido do caminhão-pipa é  0800 7796 300.

RESERVATÓRIOS NAÇÕES, SANTA CRUZ E JURUMIRIM SÃO FECHADOS PARA RECUPERAÇÃO DE NÍVEL

O SAAE informa que os reservatórios do Nações, Santa Cruz e Jurumirim precisaram ser fechados na noite deste sábado (15), por volta das 20h30, para recuperarem os seus níveis de água, muito baixos devido ao alto consumo registrado ao longo do dia nas respectivas regiões.
Essas interrupções, de algumas horas, visam preservar os equipamentos e bombas das estações de distribuição, que podem ser comprometidos quando o volume de água do reservatório baixa demais, a menos de 15% de sua capacidade e insuficiente para uma distribuição a todos os imóveis.
A previsão é que o reservatório do Jurumirim seja reaberto às 5 horas da manhã.
O reservatório do Nações, por sua vez, será reaberto às 2 horas.
Já a estimativa para o Santa Cruz é que ela possa ser reaberto às 3 da manhã deste domingo.
Abaixo, a lista de bairros abastecidos por cada reservatório. O SAAE recomenda aos moradores que façam uso prudente da água de suas caixas.
RESERVATÓRIO JURUMIRIM: Guaraú, Haras Paineiras, Canjica, Conte, Village Torre de Pedra, Salto de São José, Jardim do Bosque, parte do Madre Paulina e adjacências.
RESERVATÓRIO NAÇÕES: Jardim das Nações I e II, Olaria, Jardim das Constelações, Jardim Planalto, Jardim Sontag, Residencial São Bento, Residencial Solar dos Pássaros, Condomínio Millioni, São Bento, Condomínio Costa das Areias.
RESERVATÓRIO SANTA CRUZ: Jardim Soberano, Serra dos Ipês, Santa Ifigênia, Santa Cruz, Salto Ville, Marechal Rondon, Jardim Imperador, Arco-Íris e adjacências.
Emergências e casos excepcionais devem informados ao SAAE pelo telefone 0800 7796 300.

JURUMIRIM SERÁ FECHADO NESTA QUINTA (13) PARA CONSERTO NA REDE

O SAAE informa que o reservatório do Jurumirim, que abastece o bairro Salto de São José e região, precisará ser fechado na manhã desta quinta-feira (13) para um reparo na tubulação.

Um vazamento de água foi constatado na altura do km 40 da Rodovia da Convenção, nas proximidades da fábrica ITT Brasil. No local passam três adutoras paralelas e próximas, de 150 e 300 milímetros de diâmetro, e será necessário sondar qual delas se rompeu para realizar o conserto.

O serviço começará às 7 horas da manhã e a previsão é que ele consiga ser concluído pelas equipes do SAAE até o meio-dia. A pedido da autarquia, o Departamento de Estradas e Rodagens (DER) autorizou a intervenção, que vai interditar uma das faixas da via.

O fechamento do reservatório do Jurumirim afetará o abastecimento dos seguintes bairros: Guaraú, Haras Paineiras, Canjica, Jurumirim, Conte, Village Torre de Pedra, Salto de São José, Jardim do Bosque, parte do Madre Paulina e adjacências.

O SAAE recomenda aos moradores dessa região reserva e economia de água das caixas e pede que emergências sejam informadas ao telefone 0800 7796 300.

RESERVATÓRIOS DO HOSPITAL E ICARAÍ SERÃO FECHADOS NESTA TERÇA (11) PARA OBRA PRÓXIMA AO BOOSTER TELESI

O SAAE informa que haverá uma paralisação no abastecimento da região atendida pelos reservatórios do Hospital e Icaraí na manhã de amanhã, dia 11 de abril. A interrupção é necessária para a realização de melhorias na rede, com uma nova interligação, próxima ao booster (casa de bombas) Telesi, e a instalação de registros de manobra.

A obra tem o objetivo de aumentar a capacidade de transferência de água para a região, tornando-a mais veloz e constante e reduzindo assim a frequência das paradas para recuperação de nível desses reservatórios.

A previsão é que o serviço aconteça das 7 às 12 horas. É importante reiterar, no entanto, que a água leva um tempo para chegar às torneiras depois da reabertura dos reservatórios. Esse intervalo varia de acordo com a localização do imóvel.

Os bairros que terão o abastecimento afetado são: Jardim Elizabeth, Jardim Celani I, II e III, Distrito Industrial, Mirante dos Ipês, Central Parque, Reserva Central Parque, Jardim Saltense, Vila D’Icaraí, Lagos D’Icaraí, Sol D’Icaraí, Residencial Fabbri, Ítalo Fabbri, parte da Vila Norma, parte do Nova Era (Residencial Moutonnée) e adjacências.

Aqueles que não possuem caixa d’água em casa vão sentir os efeitos da interrupção imediatamente. O SAAE recomenda que os moradores dessa região economizem e, em caso de emergência, liguem para a autarquia. O telefone é 0800 7796 300.

O SAAE informa que o reservatório de água do bairro Santa Cruz precisou ser fechado na tarde desta quarta-feira (5), às 16h57, para um reparo na tubulação na Rua João Bráulio Muniz.
Uma equipe do SAAE já está no local e a previsão é que a manutenção seja concluída até as 22 horas.
Os bairros que terão instabilidade no abastecimento são os seguintes: Jardim Soberano, Serra dos Ipês, Santa Ifigênia, Santa Cruz, Salto Ville, Marechal Rondon, Jardim Imperador, Arco-Íris e adjacências.
É importante reiterar que a água leva um tempo para retornar aos imóveis após a reabertura do reservatório. Esse intervalo varia de acordo com a localização do imóvel e a velocidade de pressurização da rede em cada local.
O SAAE recomenda aos moradores dessa região, portanto, que façam economia da água em suas caixas – aqueles que não a possuem sentirão imediatamente os efeitos da interrupção. Emergências devem ser comunicadas à autarquia pelo telefon   0800 7796 300.

ABASTECIMENTO DA AVENIDA CÁSPER LÍBERO SERÁ INTERROMPIDO PARA INSTALAÇÃO DE VÁLVULA DE MANOBRA NESTA TERÇA (4)

O SAAE informa que o abastecimento da Avenida Cásper Líbero e de ruas adjacentes à ela, no Jardim Santa Cruz, precisará ser fechado na manhã desta terça-feira, 4 de abril, para a instalação de uma válvula de manobra na rede.
O equipamento de 50 milímetros de diâmetro será colocado na tubulação pela empresa contratada pelo SAAE para a setorização da cidade; essa válvula servirá para melhorar, em próximas etapas, o abastecimento do bairro e da região, que é feito pelo reservatório Santa Cruz, de modo semelhante ao que está sendo feito no Jardim das Nações.
A previsão é que a instalação da válvula comece por volta das 9h30 da manhã e dure cerca de 1 hora apenas. Apesar da execução rápida, pode haver instabilidade na distribuição de água ao longa da avenida e em algumas ruas que fazem cruzamento com ela, como a Antônio Fernando de Abreu, Líbero Badaró, Saldanha Marinho e redondezas.
O SAAE recomenda que os moradores e comerciantes dessa região façam reserva de água em suas caixas e que a usem com prudência durante o período.
Emergências devem ser informadas ao telefone 0800 7796 300.

QUEDA DE ENERGIA PAROU OPERAÇÕES DA ETA JOÃO JABOUR DURANTE O FINAL DA TARDE

O SAAE informa que a ETA João Jabour sofreu uma queda de eletricidade e oscilações durante a tarde desta terça-feira (28), o que fez com que o tratamento de água ficasse paralisado por alguns momentos.

A CPFL foi acionada e fez o reparo do problema, em um poste próximo à estação.

O reservatório do Cristo, que abastece grande parte da região noroeste, ficou sem receber água nesse intervalo de tempo, porém, e precisou ser fechado para que possa recuperar nível.

Com essa parada imprevista, pode haver instabilidade e eventualmente falta de água em alguns bairros da região noroeste. A previsão é que o abastecimento seja retomado a partir das 21 horas de hoje.

O SAAE pede economia da água reservada nas caixas das casas e que emergências sejam informadas ao telefone0800 7796 300.

#CRCristo #ETAJJ #abastecimento #SAAESalto

MANUTENÇÃO INTERROMPERÁ ABASTECIMENTO DO NAÇÕES E REGIÃO NESTA TERÇA (28)

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) vai fazer amanhã, 28 de fevereiro, a troca do registro de saída do reservatório do Nações, de 1 milhão de litros e responsável pelo abastecimento da maior parte da região. A manutenção é necessária pois o registro, antigo, está com a vedação comprometida, o que tem impedido que serviços essenciais sejam feitos nas bombas da estação de distribuição.

Simultaneamente, para aproveitar a parada, outro registro do reservatório será trocado pela empresa que está fazendo a setorização da rede de abastecimento da cidade.

A previsão é que a troca do equipamentos dure das 8 às 12 horas. Porém, após a sua conclusão, o tempo de recuperação de nível do reservatório deve se estender ainda até as 18 horas para que atinja um nível suficiente para a reabertura. O SAAE vai realizar manobras no booster da Rua Floriano Peixoto para abastecer os imóveis diretamente por ele e assim reduzir o impacto da extensa paralisação.

Os bairros que terão problemas com falta de pressão e desabastecimento são o Jardim das Nações I e II, Olaria, Jardim das Constelações, Jardim Planalto, Jardim Sontag, Residencial São Bento, Residencial Solar dos Pássaros, Condomínio Millioni, São Bento, Condomínio Costa das Areias, Villagio Millioni e localidades próximas.

Depois da reabertura do reservatório a água pode demorar ainda um pouco para chegar à torneira. Isso depende da localização do imóvel, se ele está em uma parte alta ou baixa ou no final da rede. O SAAE recomenda aos moradores dessa região que façam reserva de água nas suas caixas e o uso mais prudente possível, apenas nas tarefas em que ela é realmente indispensável.

Emergências e casos excepcionais devem ser informados aos telefones (11) 4602-6370, 0800 7796 300 ou ainda (11) 9 9984-3028.

RESERVATÓRIO DO JARDIM CIDADE É FECHADO PARA REPARO NA REDE

O SAAE informa que o reservatório do Jardim Cidade (Siemens) precisou ser fechado no início da tarde desta quinta-feira (23), por volta das 12h30, pra que um reparo seja feito na tubulação que passa pela Rua José Nastari, no Parque Residencial Rondon.
A previsão é que a manutenção seja concluída até as 17 horas de hoje.
Essa interrupção na distribuição vai causar intermitências e falta de água em algumas partes dos bairros CECAP, Rondon, Eldorado, Jardim Cidade I, II, III e IV, Jardim Marília, Júlio Ustrito, no Núcleo Industrial Alert e adjacências.
Recomenda-se aos moradores dessa região economia no uso da água que ainda têm nas suas caixas e, em caso de emergências, que entrem em contato com o SAAE pelo telefone 0800 7796 300.

RESERVATÓRIO DO JARDIM CIDADE SERÁ REABERTO ÀS 9H30 DESTA SEGUNDA (13) APÓS MANUTENÇÃO EM BOMBA

O SAAE informa que o abastecimento feito a partir do reservatório do Jardim Cidade, conhecido como Siemens, precisou ser interrompido na noite de ontem (12), por volta das 21 horas, para o reparo de uma bomba de recalque do local. O serviço foi concluído pela equipe plantonista do SAAE à 1 hora da manhã e a distribuição reaberta em seguida, porém o equipamento voltou a apresentar oscilações no seu funcionamento algumas horas depois.

A bomba foi consertada novamente na manhã desta segunda-feira (13), e o reservatório já voltou a funcionar normalmente. Neste momento ele está recuperando nível para que possa reaberto, o que acontecerá às 9h30.

Essas interrupções, porém, podem causar intermitências e falta de pressão em algumas partes dos bairros CECAP, Eldorado, Jardim Cidade I, II, III e IV, Jardim Marília, Júlio Ustrito, no Núcleo Industrial Alert e adjacências.

Recomenda-se aos moradores dessa região economia no uso da água que ainda têm nas caixas e, em caso de emergências, que entrem em contato com o SAAE pelo telefone 0800 7796 300.

PARADA PROGRAMADA: RESERVATÓRIOS DO SANTA CRUZ E SANTA MARTA SERÃO FECHADOS NA MANHÃ DESTA SEGUNDA (6)

O SAAE informa que os reservatórios de água que abastecem a região do Santa Cruz e os bairros Santa Marta I e II serão fechados às 9 horas da manhã desta segunda-feira, 6 de fevereiro.

O fechamento dos reservatórios foi um pedido da empresa contratada pelo SAAE para a setorização da rede de Salto – serão feitas amanhã a instalação de macromedidores no reservatório do Santa Marta e interligações na Rua Luís de Brito e Almeida e na Avenida Cásper Líbero, na altura do número 963.

A previsão dada é que as obras durem de duas a três horas. Os bairros que podem apresentar instabilidade no abastecimento são o Santa Marta I e II, Jardim Soberano, Serra dos Ipês, Santa Ifigênia, Santa Cruz, Salto Ville, Marechal Rondon, Monte Paschoal, Imperador e Arco Íris.

O SAAE recomenda que os moradores dessas regiões reservem água em suas caixas e a usem com prudência. Emergências e casos excepcionais devem ser informadas pelo telefone  0800 7796 300.

FLUIDEZ NA DISTRIBUIÇÃO E MENOS DESPERDÍCIO – Parte do Plano Diretor de Combate às Perdas de Água do SAAE, essas intervenções vão trazer benefícios duradouros ao sistema de abastecimento da cidade. Dentre as vantagens estão o controle mais preciso de vazamentos na tubulação e de ligações inativas ou fraudulentas.

A setorização, por outro lado, permitirá a diminuição dos chamados gargalos e pontas secas, possibilitando além disso que reparos sejam feitos de maneira mais localizada, sem a necessidade de interromper o abastecimento de vários bairros.

#paralisação #CRSantaCruz #macromedidor #CRSantaMarta #SAAESalto