Dica do SAAE: água da chuva não deve ser direcionada à rede de esgoto

Arte reproduzida da internet mostra como proceder com a água da chuva
Arte reproduzida da internet mostra como proceder com a água da chuva – Reprodução internet

Você sabia que não é permitido e nem é seguro você direcionar a água da chuva da sua casa, seu comércio ou empresa para dentro da rede de esgoto? Isso pode ocasionar, em períodos de chuva mais intenso, como o atual, enormes dores de cabeça para você e sua família. É que em dias de chuvas intensas, a rede de esgoto pode não ser suficiente e, caso o imóvel fique em um nível mais baixo que o da rua, há grandes chances do esgoto retornar para dentro de seu imóvel, gerando prejuízos e muitas dores de cabeça.

Além do incômodo que você pode estar gerando para si, ligar a rede de água da chuva à rede de esgoto não é permitido por lei.

O SAAE, no atendimento que presta à população também nas questões do esgoto, ao se dirigir a um local com entupimento ou vazamento de esgoto, consuma encontrar uma infinidade de produtos obstruindo a rede. As equipes costumam encontrar nos pontos de visita e nas elevatórias de esgoto de animais mortos à bolas de futebol, roupas íntimas, fraldas e até pedaço de um sofá. Quem joga objetos na rede contribui para o entupimento do esgoto.

Dica – Vai comprar um imóvel? Confira como se dá a saída da água da chuva do mesmo. O SAAE afirma que a água da chuva deve sair pela área permeável do imóvel ou pela sarjeta em frente ao imóvel. Contudo, em caso de dúvidas o mesmo pode abrir um pedido para que o SAAE efetue uma fiscalização para acompanhamento.