SAAE de Salto investe em sua eficiência enérgica para diminuir impacto com quedas de energia

SAAE de Salto investe em eficiência energética
Gerador adquirido traz economia e garante energia de forma ininterrupta na ETA do Bela Vista

 

Todo o sistema do SAAE de Salto precisa de energia para funcionar de forma ininterrupta e garantir o atendimento da população.

Em 2019, a cada 4,5 dias, o SAAE teve parte da sua estrutura de captação, transporte, tratamento e distribuição de água, paralisada devido às quedas do fornecimento de energia elétrica, programadas ou não, pela concessionária.

No ano foram 80 interrupções da energia.
Diante desta realidade, o SAAE tem investido em melhorias de sua estrutura elétrica, para gerar economia no consumo de energia, ampliar a eficiência dos equipamentos e também ser menos impactado por tantas paradas do fornecimento.
Pérsio Augusto de Paula, superintendente, para exemplificar, afirma que em fevereiro deste ano, em um período de dez dias, parte do sistema do SAAE, especialmente os da região da barragem do Ribeirão Piraí e da ETA Bela Vista, registrou diversas paradas consecutivas, os populares “piscas” da energia.

“Temos feito constantes reuniões com a concessionária para tentar diminuir esses piscas, essas quedas, porque a cada parada, o sistema demora para retomar, pode haver rompimento das redes e há o prejuízo para o cidadão, o que é o pior”, explicou.
Nessas reuniões com a concessionária, o SAAE e a Administração Municipal têm cobrado a melhoria do sistema elétrico na cidade e maior informação entre as partes, para que, diante de paralisações programadas e prolongadas, possa buscar meios de garantir o sistema funcionando, como por meio do aluguel de equipamentos, visando o atendimento da população.
Gerador – Uma das medidas mais importantes do SAAE foi a compra de um gerador próprio de energia elétrica, instalado na Estação de Tratamento de Água do Bela Vista.
Tal equipamento, além de permitir ao SAAE não ser atingido, na estrutura da ETA, com a paralisação da rede de energia, também tem propiciado manobras e melhorias para ampliar a eficiência de todo o sistema da ETA, gerando maior economia no consumo e menos intercorrências.
Acompanhe o SAAE na internet: www.saaesalto.sp.gov.br e facebook.com/SAAESalto.

Fechar Menu