Para tornar ainda mais ágeis e coordenadas as ações das equipes do SAAE na resolução de questões envolvendo o abastecimento de água, o SAAE criou nesta sexta-feira, 6 de setembro, o Comitê de Crise e Solução Hídrica.
Com reuniões diárias, o comitê vai envolver as diretorias técnica, operacional, comercial (de atendimento), Superintendência e Ouvidoria.
As ações prévias definidas na reunião de criação do comitê, ocorrida na sede administrativa do SAAE, foram:
- Mapeamento e monitoramento das áreas com maior incidência e risco de desabastecimento devido à sua tubulação, geografia (se está num ponto mais alto da cidade ou no final da rede) e demografia (população);
- Aplicação das tecnologias de caça-vazamento, como o geofone, medição da pressão nos hidrômetros das casas com os manômetros e sondagem minuciosa da rede de abastecimento quando houver a suspeita de perdas;
- Celeridade no fluxo entre os pedidos e o envio de caminhões-pipa para o atendimento emergencial às ruas que enfrentem falta de água.
- Visitas em domicílio nas regiões mais afetadas para ouvir os moradores, saber como está o abastecimento, o ciclo e horários de pico do uso da água na residência, para atender à necessidades e rotina doméstica, e ouvir sugestões.