Córrego do Ajudante: SAAE repõe de cerca de 350 metros de rede de esgoto rompidos nas chuvas de fevereiro

SAAE de Salto
Chuvas de fevereiro causaram sérios danos no coletor-tronco da bacia do Ajudante e exigiram ação e investimento do SAAE

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Salto concluiu nas últimas semanas a reposição de quase 350 metros da rede de esgoto do Córrego de Ajudante que foram rompidos ou destruídos pelas duas inundações causadas por fortes chuvas no mês de fevereiro.
Ao contrário do que se tem divulgado, de forma errada, nas redes sociais de fontes não oficiais, o SAAE tem atuado desde o começo de março, para consertar e substituir os cerca de 350 metros de tubos rompidos.
Pérsio Augusto de Paula, superintendente do SAAE, afirma que após os temporais foi identificado o rompimento de 50 metros do coletor-tronco que leva o esgoto coletado em toda a bacia do Córrego do Ajudante para a rede da Conasa/Sanesalto, nas proximidades do Terminal Rodoviário.

“Em seguida fomos informados de novos problemas e identificamos, em locais de difíceis acesso, após o Jardim Elizabeth, um trecho enorme do cano que tinha sido levado embora pelos temporais e precisamos repor tudo”, explicou.
O superintendente afirma que foi preciso investir cerca de R$ 80 mil em novos equipamentos e criar uma força-tarefa para repor o trecho danificado no menor tempo possível, conforme determinou o prefeito Geraldo Garcia. “A obra de 45 dias conseguimos fazer em muito menos tempo”, destacou.

Taxa – Pérsio Augusto de Paula esclarece que vereadores de oposição, ao sugerirem de forma errada ao povo que questione a cobrança do esgoto, não explicam à população que o problema foi causado por eventos da natureza, impossíveis de serem previstos e cujos danos, ao serem identificados, começaram a ser resolvidos imediatamente pelo SAAE. “A rede de 2,2 km do Ajudante é muito antiga e atuamos imediatamente a cada problema identificado”, ponderou.

Pérsio também explica que o SAAE, em época de ameaça mundial à saúde de todos do coronavírus, está nas ruas com suas equipes, trabalhando todos os dias da semana.

Reforça que mesmo diante da queda acentuada da receita, desde o início da quarentena, tem trabalhado para manter tudo funcionando em favor dos saltenses. “Há o agravante legal do contrato firmado no final dos anos 90, que não tem apontamento para o que os vereadores tentam induzir o povo. A empresa recebe pelo metro cúbico consumido de água. Está lá no contrato firmado em 1996”, lembrou.
Acompanhe o SAAE nas redes sociais: facebook.com/SAAESalto.

Serviços: A sede do SAAE está desde o início deste mês, no prédio antigo da Prefeitura, na Rua 9 de Julho, 1.053, na Vila Nova.
Além disso, com a quarentena, os serviços são acessados pelo telefone: 4602-6370.