Uma boa notícia para o abastecimento de água da nossa cidade: chegaram no final da tarde desta sexta-feira, 8, as duas unidades potabilizadoras da ETA Pedra Branca. Os módulos filtrantes, adquiridos pela Prefeitura de Salto, serão instalados no Residencial Barnabé, que já passa por terraplanagem para a construção da nova ETA.
Esse sistema, compactado em contêineres, utiliza alta tecnologia de filtração por membranas e vai tratar 360 mil litros de água por hora, captadas da Fazenda Conceição e do Piraí – um acréscimo importante que trará maior segurança hídrica à região sudeste, especialmente aos bairros Nações, Laguna, Morro da Mata e Jardim Sontag.
A chegada dos equipamentos marca o avanço de obras que vão revolucionar o abastecimento de água em Salto. Além da ETA Pedra Branca, seis novos grandes reservatórios serão construídos, três deles com capacidade para armazenar – e distribuir – até 5 milhões de litros.
TECNOLOGIA E EFICIÊNCIA – A tecnologia de ultrafiltração por membranas é utilizada para remover os sólidos suspensos, colóides e os vírus presentes na água, eliminando os materiais orgânicos e microrganismos existentes no líquido.
As Unidades Móveis de Ultrafiltração podem ser operacionalizadas por horas e módulos intercambiáveis e removíveis, garantindo fácil manutenção e operação