Servidores operacionais do SAAE participaram nesta segunda-feira (2) de um treinamento sobre escoramento e prevenção de acidentes na escavação de valas. O encontro, ocorrido na Sala de Treinamentos da ETA Bela Vista, abordou os cuidados e medidas de segurança que devem ser tomados nesse tipo de serviço.
A capacitação acontece após a aquisição pela autarquia de um escoramento de alumínio, próprio para essas situações.
Antes de entrar em funcionamento, no entanto, os encanadores, pedreiros, motoristas de máquinas pesadas e demais trabalhadores do SAAE que atuam nas ruas estão recebendo instruções sobre o uso correto do equipamento, que é obrigatório em escavações com mais de 1 metro e 25 centímetros de profundidade.
Dentre as instruções passadas pelo técnico Cleiton Barbosa da Silva, do Departamento de Segurança do Trabalho do SAAE, estão a sinalização prévia do local a ser aberto – requisitando o apoio do Departamento de Trânsito quando necessário – e a proporção entre profundidade e largura da vala, que deve ser determinada por um engenheiro ou profissional capacitado.
Também a montagem e o transporte do novo escoramento foram apresentados em um vídeo didático fornecido pela fabricante do equipamento, que vem para aprimorar a questão da segurança dos trabalhadores de rua da autarquia. Esse EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) deve ser usado pela primeira vez em uma obra grande na rede de esgoto que passa pela Avenida Castro Alves, prevista para a primeira quinzena deste mês.
O treinamento é parte de uma série de treinamentos sobre o tema; teve a participação do diretor do Departamento Operacional, Luciano Ferreira Prando, e do presidente da CIPA+A (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio) do SAAE, Arlindo Germano Nicolau.